domingo, 27 de outubro de 2013

Lazer e Turismo da USP em Curitiba

De sexta-feira a domingo (25 a 27 de outubro), parte da turma do curso de Lazer e Turismo da EACH-USP (por conta da disciplina Transportes) mudou a sala de aula para...


... o aeroporto de Guarulhos. Chegamos bem cedo para embarcar com a GOL e a Azul rumo a Curitiba.






O prof. Sarti e eu levamos 99 aluninhos e aluninhas para um périplo pelos diversos modais de transportes que uma região oferece.





Chegando em Curitiba, no aeroporto Afonso Pena, fomos a uma sala especialmente preparada para ...





... assistir uma palestra de Antonio Pallu, superintendente do aeroporto. Ele mostrou as condições atuais e futuras de suas instalações, falou sobre as reformas e ampliações e logo depois dois grupos foram para visitas técnicas às instalações reservadas do aeroporto. 


Nesse dia almoçamos no Madalosso, em Santa Felicidade. O restaurante tem nove salões que comportam, 4.600 pessoas. Todo mundo comeu direitinho e ganhou sobremesa.





À noite, tivemos duas palestras no hotel. Uma com a Tatiane Fagundes, do Curitiba Convention Bureau, cujo presidente é nosso amigo, o prof. Dario Paixão. Tatiane mostrou claramente como Curitiba e região captam eventos, divulgam suas ofertas e procuram articular estratégias de alta competitividade. Veja o profissionalismo em http://www.curitibacvb.com.br/





Alex, do Instituto de Turismo da Prefeitura de Curitiba, falou sobre os roteiros organizados em ônibus regulares, como há em Londres, Paris, Barcelona... Veja o que eles fazem:       http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/secretaria/turismo/36





No sábado, cedinho, embarcamos no trem turístico que vai até Morretes, no litoral paranaense.




A ferrovia da Graciosa tem 128 anos, tem 110 km, o passeio demora três horas (os trens são lentos porque a ferrovia não foi devidamente modernizada e tem um alto volume de carga) e passa pela Serra do Mar com suas cascatas, matas e riachos, entremeados de velhas estações que são um museu no cenário paradisíaco. Se quiser saber os detalhes do serviço acesse http://serraverdeexpress.com.br/serra/destinos






Chegando em Morretes, no litoral, fomos comer barreado, um prato típico composto por carne cozida, pirão, bananas, laranja e uma pimenta daquelas (para quem gosta). Também teve peixe, salada, camarão e outras coisinhas.





Transporte, meio ambiente e planejamento turístico, combinam com gastronomia e boas conversas.






Depois de avião, ônibus e trem, um barco nos levou de Pontal do Sul até a Ilha do Mel. O dia estava nublado, mas alguns se jogaram no Oceano Atlântico. Não foi meu caso que preferi fiscalizar, juntamente com boa parte da turma, a beira da praia e sentir a brisa marinha.




No domingo a turma foi dividida em 18 grupos, para realizar roteiros turísticos previamente organizados em sala de aula.





Por que Curitiba? É perto de São Paulo, é uma cidade planejada, variada, com ótimo transporte público, urbanismo sofisticado e oferta variada de serviços.


Nosso hotel era perto do Largo da Ordem, uma área histórica onde há o Museu da Cidade (foto acima) e uma imensa feira de artesanato, aos domingos. 


Depois do almoço nos reunimos para analisar os três dias de atividades, comentar, sugerir, criticar e trocar informações e sugestões. Com muito bom humor e disponibilidade. Aí está o prof. Sarti coordenando as apresentações.


Na volta para o aeroporto o povo desmaiou graças aos dias (e noites) de visitas e atividades. Usamos de três a quatro ônibus para o deslocamento, uma bela operação logística.


Meu pai, Lima trigo, e sua esposa, Marli, foram nos encontrar no aeroporto, para se despedir (meu pai mora em Curitiba). Nossos monitores, Yuri e Fellipe, também aparecem na foto, comigo e com o Sarti.

Deixo aqui os cumprimentos aos 99 alun@s que seguiram roteiros, horários e atividades propostas, assim como aos quatro monitores que ajudaram desde a fase dos preparativos. Agradecimentos especiais à Universidade de São Paulo, que possibilitou a visita. Agradecimentos carinhosos à INFRAERO, Curitiba Convention Bureau, Instituto de Turismo da Prefeitura de Curitiba, aos colegas Miguel e Daisy da UFPR que nos visitaram, à Serra Verde que organizou o receptivo local e ao povo de Curitiba que nos recebeu com hospitalidade.  Os problemas surgidos foram equacionados e serviram para mostrar a realidade cotidiana de nosso turismo.

Essa foi mais uma das viagens que nossos alunos realizam ao longo do curso, com diversos professores e monitores.  Nada como a boa teoria aplicada à uma prática instigante.






Nenhum comentário: