sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Férias e contatos na Espanha


Se você acompanhou algumas das minhas postagens no Facebook, viu que há vários docentes da EACH-USP aqui, na Catalunha, Espanha. Os catalões estão loucos da vida com o governo de Madrid e há um forte movimento separatista que levanta paixões dos dois lados, mas por enquanto "la capital sigue siendo Madrid", como diz um amigo brasileiro.
 
Há um velho caso de amor entre nossa turma de Lazer e Turismo da EACH e a Espanha. Claro que temos contato com a Inglaterra, Austrália, Argentina e ours países, mas esse inverno europeu concentrou parte de nossa turma por aqui. Vamos à gênesis desse amor correspondido:
 
Há duas vertentes principais. Uma delas une o prof. Alexandre Panosso ao prof. Félix Tomillo, da Universidade de Valladolid, em Castilla. Panosso fez o pós-doc em Valladolid, Félix doou à EACH uma biblioteca especializada em turismo e já nos visitamos algumas vezes.  
 
A outra vertente começou com nosso professor, Antonio Carlos Sarti, que conhecia a turma das Universidades de Barcelona (Jordi Tresserras e Juan Carlos) e de Girona (Lluis Mundé), com os quais me encontrei nessa mesma viagem.
 
Desses contatos surgiu a Cátedra Unesco de Turismo e Cultura, em 2012; os profs. Sidnei Raimundo e Ana Paula Fracalanza (sua esposa), estão fazendo pós-doc em Girona e foi na casa deles onde passei esse reveillon; duas de nossas alunas já vieram, também em 2012; o prof. Reinaldo Pacheco (acompanhado de sua mulher, Dirce Maria) está aqui para fazer visitas a Girona (ontem nos encontramos em Barcelona); Sarti chega dia 17 de janeiro; e Panosso virá logo depois, mas para Valladolid.
 
Eu vim em férias, mas também para compar livros, escrever um pouco e encontrar essa turma toda, afinal estar com bons amigos em viagem é extremamente divertido e saudável, mas tem que ser gente legal, senão é melhor viajar solo.
 
Claro que esses contatos significam alguns dos projetos que serão implementados nos próximos anos, entre a USP e essas universidades. Essa é uma pequena parte do cipoal internacional que nos envolve, pois a USP está decidida a melhorar seu nível de envolvimento global, viabilizando a viagem de discentes e docentes para vários países e outros lugares do Brasil.
 
Há ainda o projeto (já feito e entregue para avaliação) de um mestrado em turismo, realizado entre a EACH e a ECA, para ser implementado a médio prazo; todos os contatos feitos por outros docentes de turismo e de lazer e vários eventos que aconteceram em 2012 e outros que virão. O prof. Ricardo Uvinha, por exemplo, além de ser da World Leisure Association, é da Comissão de Contatos Internacionais da EACH, articulando acordos e convênios com o mundo todo.
 
A VRERI (Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais) da USP está muito atuante e a Universidade tem despontado cada vez mais nos rankings internacionais. Para sermos mais pontuados nesses rankings, teremos que fortalecer os laços internacionais com instituições significativas.
 
Essa é uma pequena parte da história. Hoje não deu para fazer upload das fotos porque o sistema local (Parador de Tortosa, perto do mar Mediterrâneo)  tem algumas limitações, mas em breve postarei algumas fotos. Lembro também que há muitos outros docentes articulados às questões internacionais, mas centrei essa postagem nos contatos espanhóis, pois é onde estamos curtindo o inverno europeu e as férias de final de ano.  
 
Salud y buenas vacaciones.
 
Luiz Gonzaga Godoi Trigo
 








Nenhum comentário: