sábado, 1 de setembro de 2012

IX ANPTUR, em São Paulo

A Universidade Anhembi-Morumbi (São Paulo) mais uma vez sediou o congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo, Anptur. A Associação atinge paulatinamente a maturidade institucional à medida em que mais pesquisadores, docentes e estudiosos se congregam anualmente para trocar experiências, contatos e convivências. Um número cada vez maior de mestres e doutores, pesquisando no Brasil e no exterior, tem garantido patamares elevados de discussão e aprofundamento em temas realtivos a viagens e turismo. Muitos estrangeiros tem participado, cientes do protagonismo brasileiro nas novas (des) ordens internacionais.






Carlos Tomelin é da Univali-SC, que sediou o congresso do ano passado em Balneário Camboriú, SC. Elizabeth Wada é da UAM e presidenta da Aptur. Mário Beni é o nosso mestre e amigo, sempre sensível e atento aos detalhes políticos e sutis de nossa vasta e diversificada turma.


Isabel Baptista é especialista em filosofia e educação, da Universidade Católica do Porto, Portugal. Ministrou a conferência de abertura falando sobre a importância das relações e convivências pessoais na hospitalidade e no turismo.





Os prédios da UAM em Santo Amaro são modernos e confortáveis.



 E os prédios da vizinhança são bem  descolados.





Durante os almoços light e saborosos, as pessoas se sentiam à vontade para conversar e experimentar o inesgotável prazer da convivência junto aos seus pares (e alguns ímpares também).





Rosana Mazzaro (UFRN) é uma das amigas que sempre compartilha risos e comentários bem humorados sobre a vida,  mundo e sobre nós mesmos.


Miguel Bahl (UFPR) e Ada Dencker (UAM) são outros clássicos amigos e companheiros de viagens e aventuras no fantástico mundo do turismo.





A cerimônia de encerramento contou com o famoso arquiteto britânico Robert Adam (esquerda), moderação de Eduardo Yázigi (USP) ...


... e com o catalão Jordi Tresserras, da Universidade de Barcelona. Ambos, Adam e Jordi, são especialistas em questões culturais e isso marcou o encerramento da Anptur em 2012. Como professor do mestrado em Estudos Culturais da USP achei ótimo e delicioso o tom que marcou as conferências internacionais do evento.


Na quinta e sexta-feira ocorreram as apresentações de trabalho. Numa das salas, sobre epistemologia e metodologia, estiveram, entre tantos astros e estrelas, Alexandre Panosso (EACH-USP), Ada Dencker (aposentada, mas colaborando com a UAM) e Mário Beni, também aposentado mas atuante em todos os lugares.


Sete dissertações de mestrado foram selecionadas para concorrer às três premiações que contemplam jovens pesquisadores(as).





O título de pesquisadora destaque deste ano ficou com Dóris Van de Meene Ruschmann, aposentada da ECA-USP e responsável, durante anos, pelo mestrado em turismo da Univali-SC, que tem nota 5,0 da CAPES, a maior nota nos mestrados da área, no Brasil. Já foram homenageados pela Antur como pesquisadores destaque: Wilson Rabahy, Margarita Barretto, Luzia Neide Coriolano, Eduardo Yázigi e Dóris Ruschmann. Mário Beni é pesquisador emérito e Alexandre Panosso recebeu uma homenagem como emergente.



Beth Wada foi a mestre de cerimônias de todos os atos e eventos do encerramento. Sábia decisão, afinal ela é quem mais conhece os meandros, sutilezas, suscetibilidades e idiossincrassias de sua turma. Aliado ao fato de ela ser despachada, direta e objetiva, a cerimônia que fluiu sem aquelas encrencas burocráticas ou melosidades pseudo-dramáticas que turvam alguns eventos. Ali foi tudo tranquilo, prático e leve. Flores, brindes, placas e abraços foram trocados em meio a um bom humor e afabilidades sem muitoatrevimento. Enfim, na medida. 

Beth Wada comentou também sobre o II INVTUR, ocorrido em Aveiro, organizado por Carlos Costa, onde vários dos presentes compartilharam da hospitalidade portuguesa. Ficou claro nesse evento os fortes laços que unem o Brasil a países como Portugal, Espanha, Reino Unido, Chile, Argentina, Austrália e Nova Zelândia.

Foi anunciado o local do X Anptur: Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul, serra gaúcha. Deverá ser em outubro de 2013 e  o tema será relacionado com inovação e criatividade.

Depois de encerradas as atividades fomos tomar umas na pizzaria Braz, onde terminamos de por em dias as anedotas (nacionais e internacionais), cases e percpectivas para os próximos milênios.



Um comentário:

cavenaghi disse...

Trigo, maravilha! òtimas imagens e comentários perfeitos. Um grande abraço!