quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Coisas e cores da Inglaterra




Fiquei a última semana (10 a 17 de setembro de 2012) na Inglaterra. Foi uma viagem realizada pela USP, para participar de reuniões na Universidade de Surrey, envolvendo o consórcio UGPN (University Global Partinership Network), com a North Caroline State University, Surrey e USP.




Com os voos para a Europa lotados, minha melhor opção foi Air France, com conexão em Paris. Aí está o Airbus 380 (da Emirates), o maior jato comercial do mundo, estacionado em Charles de Gaulle.


O aerporto parisiense tem uns terminais em forma de tubos bem compridos, belos e confortáveis. Essa é a extremidade de um deles, com espaço para relaxar e ver a paisagem.



E esse é apenas um dos cinco terminais existentes. Um trem interno conecta as diversas áreas. Os tubos são bem confortáveis e estilosos.


O chefe da delegação da USP, com 13 professores foi o Vice-Reitor de Relações Internacionais (esquerda), Prof. Adnei Andrade, visto ao lado do Prof. Adalberto Fischmann, da FEA em um momento de imersão conceitual. Nessa reunião estiveram presentes as áreas de medicina, engenharia, veterinária, administração e turismo.


Foi uma oportunidade para aprofundar os contatos e projetos  entre as três universidades, no contexto da internacionalização necessária para trocas de experiências e conhecimento. O site do consórcio é http://www.ugpn.org/ .


No ranking da QS Top Universities de 2102, a USP avançou várias posições, estando em 139ª lugar global e em primeiro lugar na América Latina. No primeiro ranking nacional, realizado recentemente pela Folha de São Paulo, a USP ficou em primeiro lugar no Brasil. A meta é enttar para as cem melhores universidades do mundo nos próximos anos.










http://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2012



A Universidade de Surrey não é muito grande mas possui parques e jardins bem cuidados, como é comum no Reino Unido. Ano passado estive em um congresso internacional em Surrey, com o Prof. Alexandre Panosso (EACH-USP) , onde apresentamos trabalhos. No verão tem gente estudando por todos os cantos.



Depois dos dias de reuniões e atividades acadêmicas passei o final de semana em Londres para curtir as novidades e rever algumas preciosidades. Essa livraria, por exemplo, é especializada em roteiros, guias, mapas, globos e artigos para viagens. Para ver seu acervo e saber o endereço acesse  http://www.stanfords.co.uk/




o edifício mais alto de Londres foi inaugurado em 5 de julho desse ano. The Shard tem 309,6 metros de altura e está ao lado da London Bridge. Foi projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano e ainda não foi aberto à visitação, mas já incrementou o skyline da cidade.




Um dos templos do consumo de entretenimento é a Forbidden Planet ( http://forbiddenplanet.com/ ), uma megastore com quadrinhos, games, livros, mangás, DVDs, objetos colecionáveis e decorativos, tudo referente ao universo do entretenimento, infantil e adulto.


As vitrinas são repletas de peças saídas dos mundos oníricos do terror, da fantasia e da ficção científica.


Algumas peças exigem um cartão de crédito reforçado. Esse ovo do Alien, por exemplo, custa a bagatela de 580 libras. Algumas réplicas ou maquetes chegam a duas mil libras.

 Uma mostra do bom gosto e sobriedade inglesas é a fonte-memorial em homenagem à Princesa Diane, inaugurada no Hyde Park, em 2004. É constituída apenas por essa canaleta com água corrente, um círculo ovalado que acompanha a inclinação do terreno, cercada por um gramado com as árvores do parque ao fundo.


Surpresa na livraria Fpyles, na Charing Cross Road, a rua que reúne várias livriarias e sebos, desde os descolados e modernosos aos sóbrios e arcaicos. De repente, no meio das estantes, uma homenagem ao Brasil e a data da independência. E com livros em português, do Brasil. Está certo que no meio tinha Os Lusíadas, do lusitano Luís de Camões, mas para nós é uma honra, afinal a obra-prima é uma das bases de nossa língua e cultura. 
http://www.foyles.co.uk/



A estação de Paddington é uma dessas encruzilhadas ferroviárias globais que fazem a festa de escritores como Paul Theroux. Figuras de todo tipo, tamanho, raças e algumas espécies formam o cenário vivo fantástico do lugar.

Tem mais fotos e comentários, mas fica para a próxima postagem.


Nenhum comentário: