segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pequenas dicas para viagens mais descoladas





Aproveitando o mês de férias deixo algumas sugestões para melhor aproveitar os dias diferentes do cotidiano, vividos em outros horizontes e evitar chatices e coisas desagradáveis em viagens:

Não vá a lugar algum contra sua vontade, seja para agradar os outros companheiros de viagem ou para acompanhar um modismo.

Experimente coisas diferentes, seja ousado, claro que sem violentar seus gostos, ou hábitos. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer nas viagens, a não ser em casos extremos de perigo ou emergências.

Fazer loucuras é diferente de fazer asneiras. Não faça coisas perigosas, ilegais ou contra os costumes e crenças re região onde estiver.

Viajar é ótimo para conhecer pessoas. Melhor ainda é conhecer antes as pessoas desagradáveis, justamente para não viajar com elas. Vá acompanhado de pessoas compatíveis com seu estilo e gostos. Ou viaje só, se você for uma boa companhia para si mesmo.

Quem viaja não pode ser etnocêntrico, xenófobo ou nacionalista. Tudo isso é sinônimo de chato. É melhor ficar em casa implicando com os vizinhos do que se aborrecer com os outros, em viagens.

Converse com eventuais companheiros na viagem ou com as pessoas locais, mas não deixe que elas te façam de otário ou se aproveitem de seu desconhecimento da cultura local para explorá-lo economicamente.

Lembre-se de que há coisas “naturais”, especialmente comidas e bebidas, que podem estar contaminadas por microorganismos, perigosas quimicamente ou simplesmente horrorosas para nosso paladar. Informe-se bem antes de colocar algo na boca, mas faça-o antes de ir aos restaurantes para não se fazer de intolerante ou rude.

Use roupas confortáveis e discretas em viagem. Você tem que prestar atenção no que é interessante e diferente e não o contrário.

Se for em regiões com culturas ou religiões muito diferentes da sua, leia antes sobre os procedimentos, tabus e manias locais para evitar conflitos ou pagar mico.

Há sites e guias de turismo para quase tudo o que você quiser saber. Leia, pergunte, planeje e depois sais sem destino, mas com bom senso.

Se alugar um carro dirija com tranqüilidade e segurança; você não conhece as estradas locais e não precisa ter um acidente no fim do mundo.

Faça seguro de viagem contra perda de bagagens, acidentes, doenças e morte. É desagradável – e caro – pagar hospitais e funerais em outros países.

Pode economizar na hospedagem, mas reserve dinheiro para ficar uns dias em hotéis de boa categoria. Especialmente se for uma viagem mais longa, esse presente que você se dará servirá para descansar e melhorar o humor. Bons hotéis e restaurantes resolvem muitas crises existenciais.

Boa viagem.

Nenhum comentário: