segunda-feira, 18 de junho de 2012

RTD-6¨na EACH - USP

A 6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável nos Destinos, RTD-6, acontece de hoje (18) até quarta-feira (21) na EACH-USP. É um evento de médio porte, com participantes de uns vinte países e de vários estados brasileiros e se insere no conjunto de atividades relacionadas à Rio +20.


A Conferência está sendo veiculada e gravada para servir de plataforma de consulta e orientação para os assuntos inerentes ao Turismo Responsável.


Os presidentes do evento, o inglês Harold Goodwin, da Leeds Metropolitan University e Eduardo Sanovicz, da EACH-USP, abriram as atividades às 13h20. Também estiveram presentes o diretor da EACH, Prof. José Boueri, e o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior, presidente da Aprecesp (a associação das estâncias paulistas).


Aí estou com o quarteto que trouxe o evento para o Brasil e tornou-o possível: Marcelo Vilela, Mariana Aldrigui, Karina Solha e Cynthia Correa, todos da EACH-USP.



Xavier Font e Harold Goodwin, da leeds University, lideraram um grupo de estrangeiros que se reúne pela sexta vez para discutir sustentabilidade, ética, responsabilidade social e novas tendências para um turismo mais estruturado e descolado.


Teve bastante espaço e tempo para discussões, troca de experiências e conversas informais.



O evento continua nas tardes de terça e quarta-feira.


Apesar das culturas e línguas diferentes todos se entenderam ajudados, claro, pela língua franca universal, o inglês e pela vontade de se compreenderem mutuamente, que é o mais importante.


Alunos e alunas do curso de Lazer e Turismo foram selecionados e orientados para atuar na organização e estão curtindo conhecer gente de todo o país e do mundo. Estudar turismo e receber  pesquisadores e empreendedores da área é uma maneira bem legal de aprofundar os conhecimentos e  se divertir.

Nenhum comentário: