domingo, 3 de junho de 2012

Oceanário de Lisboa


Fotos e texto: Luiz Gonzaga Godoi Trigo

No final de semana que fiquei em Lisboa, depois do congresso em Aveiro, visitei o Oceanário, um dos grandes aquários do mundo. Ele não está nos dez maiores (veja a lista em:http://www.touropia.com/largest-aquariums-in-the-world/ ), mas impressiona pela excelente disposição didática e acessível a todos graças às amplas paredes de plexiglas.

Para saber mais sobre o aquário de Lisboa:  http://www.oceanario.pt/





"Inaugurado em 1998 no âmbito da última exposição mundial do séc. XX, cujo tema foi "Os oceanos, um património para o futuro", o Oceanário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano.

O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência em Lisboa, em Portugal e internacionalmente. O equipamento recebe anualmente cerca de 1 milhão de pessoas, que percorrem as suas exposições, tornando-o no equipamento cultural mais visitado de Portugal.

A excelência das exposições, aliadas ao simbolismo da arquitetura dos edifícios, faz do Oceanário um local único e inesquecível. O equipamento integra dois edifícios, o original dos Oceanos e o novo edifício do Mar, conetados por um enorme átrio decorado com um magnífico painel de 55 mil azulejos, que oferece acesso às exposições e à área educativa."  Fonte:  http://www.oceanario.pt/cms/12/



É um passeio em meio às luzes difusas e coloridas que as águas filtram e distribuempelas profundezas artificiais.


Os garndes tubarões passam a centímetros de nós ...


... separados apenas pela grossa divisória translúcida ...


... que dá a ilusão de vivermos nos abismos submarinos.



"A disposição dos diferentes aquários no edifício pretende transmitir a mensagem de que existe apenas um oceano global. Por várias razões, entre as quais a posição atual dos continentes, o oceano foi dividido artificialmente pelo homem em vários oceanos e mares. Na realidade o meio marinho é um ambiente contínuo, existindo apenas barreiras fisiológicas que impedem a livre circulação dos animais pelos quatro cantos do planeta.

No Oceanário de Lisboa, os quatro habitats representados, convergem para o centro do edifício dando corpo ao conceito de unicidade dos oceanos. A decoração de cada habitat prolonga-se pelo aquário central, criando a ilusão que estamos perante um só aquário, um só oceano. Na realidade, janelas de acrílico dividem os quatro habitats do aquário central, provocando no entanto a sensação de que todos os seres vivos se movimentam numa única massa de água salgada
." Fonte:  http://www.oceanario.pt/cms/13/



O Oceanário é um ponto turístico importante mas também  possui dezenas de programas educacionais e projetos destinados a professores e alunos, sendo assim um centro cultural relevante na cultura portuguesa.


Essas estrelas-do-mar encontraram superfície agradável nas paredes transparentes.


Essa criatura iridiscente povoa as águas profundas, aqui substituídas por pequenos aquários permanentemente mantidos no  escuro, para que as espécies brilhem ...


... ou estendam seus tentáculos e espinhos conforme melhor lhes convir.


Dá para perceber os mínimos detalhes da fisiologia marinha.


Andar pelos corredores e olhar pelas janelas nos leva a cenários ...


... quase nunca vistos ou sentidos, ...


... à experiência de vislumbrar um outro mundo, no qual somos alienígenas ...


... mas profundamente encantados com suas formas, cores, dinâmicas e belezas ou estranhezas tão peculiares aos oceanos.

Nenhum comentário: