quarta-feira, 20 de junho de 2012

INFRAERO - exemplo de incompetência no país

A INFRAERO possui uma história nada edificante neste país, com vários casos de má gestão e maus exemplos pelos aeroportos do país. O aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, chamado Bagulhos pela mídia, é o maior exemplo de descaso e incompetência devido à importância do aeroporto, localizado na maior cidade do continente. Mas há outras mazelas tropicais. Uma delas é o desastre de São Luís, no Maranhão, onde estive recentemente.


Esse é o terminal novo, interditado desde março de 2011 porque o teto ameaçava cair apesar de ser novo.


A foto acima foi tirada em16 de junho de 2012, sábado. A placa que os relapsos da Infraero colocaram promete o término da obra no dia 31 de março. Nem para tirar a placa que mostra o atraso da obra eles servem e os atrasos se sucedem, ninguém sabe exatamente quando o terminal ficará pronto. É a comprovação da incompetência de uma empresa obsoleta. Ainda bem que privatizaram alguns poucos aeroportos no sudeste, espero que as empresas sejam decentes.


Olha o que é o terminal hoje. A Aerotenda. Uma cidade que é uma das portas da Amazônia brasileira tem um arremedo de circo como aeroporto.


Tem placa em inglês (e em português) enrolando os clientes com papos sobre segurança. Se houve problema de segurança para os passageiros foi graças à imprudência e incapacidade oportunista da empresa. Se tivessem planejado e coordenado devidamente a construção, a obra não teria entrado em colapso. Aliás, no dia 3 de abril, já com o teto remendado, uma funcionária da GOL se feriu porque uma das placas de acrílico, (mal) colocadas como remendo do teto, caiu sobre ela.



Dentro da tenda é assim. Apertado, amontoado, de qualquer jeito, parece uma rodoviária pobre de interior. Essa é a área do check in.


Essa é a sala de espera, depois que se entra na área restrita do embarque.


Há pouquíssimas lojinhas e o pessoal da Chilli me disse que as vendas caíram muito depois que saíram do terminal para a tenda. Claro. Que prazer as pessoas têm em esperar o voo numa espelunca improvisada.


Mas as taxas de embarque são descaradamente cobradas.O passageiro tem a obrigação de pagar mas a Infraero não tem a obrigação de oferecer um serviço minimamente decente.


Isso é o que a Infraero entende que pode ser um aeroporto no Brasil. Em 2012. Mas que concepções medíocres de conforto e qualidade...


Por trás da aba da tenda está o páteo das aeronaves. Para embarcar é só atravessar a pista. Para desembarcar, os ônibus pegam os passageiros e deixam num barracão, no outro lado do aeroporto, de onde pegam as malas e embarcam nos carros ou ônibus. Tudo tão precário e desconfortável quanto a área de embarque.


Parece um aeroporto desses países arruinados e perdidos nas franjas da civilização.


Essa é a primeira e última visão que se tem de São Luís para quem chega de avião. Uma cidade histórica, com culturas ricas e complexas, natureza deslumbrante e que sofre a mais de um ano com o descaso da infraero que construiu mal o novo terminal e nunca acaba de reformar a ruína. Há outros aeroportos ruins pelo país (Goiania, Vitória, Guarulhos-SP. Viracopos em Campinas etc.). Infelizmente a infra-estrutura aeroportuária brasileira é medíocre, mas os passageiros, tripulações e empresas de aviação não reclamam como deveriam. Quem sabe um dia as coisas mudam, nada é impossível.

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