quinta-feira, 17 de maio de 2012

INVTUR 2012, Aveiro e o congresso


Aveiro possui uns 78 mil habitantes, está a 270 km de Lisboa e é servido por comboios (trens) confortáveis, sendo o melhor o Alfapendular que faz o percurso em duas horas.



A região é famosa por seus canais que chegam ao mar. Recebem o nome de rias e sua marca histórica são os barcos denominados moliceiros. Antigamente eles recolhiam as moliças do fundo das rias, um tipo de vegetação que servia para dubar as terras. Hoje servem de transporte turístico


É uma cidade com contrastes entre o antigo, bem preservado e colorido, e o novo, como essa ponte que serve à rodovia que beira o Atlântico. Foi nessa rodovia onde tirei as fotos das cegonhas com seus ninhos nas placas de sinalização.



As águas dos canais são razoavelmente limpas (há peixinhos) e as pontes unem suas margens, como a estilosa estrutura metálica ao fundo.



O mercado de peixe fica no centro da cidade, rodeado de edifícios históricos, lojinhas, restaurantes e hotéis. Essa peixeira, acima, já esteve trẽs vezes no Brasil e é uma das proprietárias dos boxes que oferecem pescados e mariscos fresquinhos.


Quando a noite avança as luzes são duplicadas pelas águas calmas das rias.



Fachadas elaboradas e ricas de história são parte do cenário cultural local.


As janelas e detalhes são incrementados por instalações informais que chamam a atenção dos olhos e das câmeras.



A calma e a serenidade são componentes naturais da vida em Aveiro.



Ontem à noite fomos ao restaurante Trincadeira, um lugar típico onde se come a boa oferta gastronômica portuguesa e se bebem bons vinhos.


Zélia, Luciana e Felipa estudam na Universidade de Aveiro (pós graduação) e fazem parte da equipe que organizou o INVTUR.



Rosana Mazzaro (UFRN) e Jordi Tresserras (Universidade de Barcelona) me acompanharam na deliciosa tarefa de experimentar os acepipes e os pratos regionais.


Pauline Sheldon (Universidade do Havaí) e seu marido, Bill, são um casal bem descolado e conversamos bastante. Pauline irá ao Brasil, em setembro, participar do CLAIT, evento que está sendo organizado por minhas colegas da EACH USP. Ela comentou o evento em sua palestra, ontem à tarde.

Hoje o Jordi e eu fizemos nossas conferências (manhã e tarde, respectivamente).


A noite de ontem terminou na Praça do Peixe com os meninos da Universidade tocando e cantando peças regionais para as pessoas que lá estavam, curtindo, bebendo e conversando sobre a vida. Foi um belo encerramento do dia, marcado pelas discussões acadêmicas, trocas de informações e contatos, tudo permeado pela hospitalidade, franca e fraterna, de nossos anfitriões.


Ao caminhar pela ria, à noite, um moliceiro nos chamou a atenção pela decoração na sua proa.


É um belo exemplo do humor popular português, tão comum também no Brasil e em outros países que prezam um olhar divertido ante as facetas do mundo.

Hoje à noite haverá o jantar de gala do INVTUR. Será porreiro, pá!



Nenhum comentário: