terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Rio, visto do mar

Fotos e texto: Luiz Gonzaga Godoi Trigo
Para ampliar as fotos basta clicar sobre elas.

A chegada ao Rio de Janeiro pode ser espetacular, desde que seja por ar (especialmente no aeroporto Santos Dumont) ou pelo mar. Pela Via Dutra é um horror, mas deixa prá lá.


No Natal, fiz um cruzeiro a bordo do Costa Pacifica e no dia 24 de dezembro ele aproximou-se do Rio às 06h30. Como estava em uma cabine com varanda, deixei as cortinas abertas e a alvorada me despertou para uma das paisagens mais belas do planeta. Dessa vez consegui acordar cedo e tirar as fotos da ...


... aproximação marítima da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, um desbunde natural global. A montanha plana, mais alta, é a Pedra da Lage (880 m. de altura).



Essa é a praia de São Conrado e o prédio cilíndrico mais alto é o antigo Hotel Nacional, um projeto (inviável economicamente) de Oscar Niemayer. O prédio está fechado a uns doze anos porque é uma torre de 30 andares de vidro (uma estufa que precisa ser refrigerada) com amplas fachadas no térreo de  ... mármore, uma pedra porosa que o vento marinha teima e corroer. Só em custo de refrigeração e manutenção a torre se inviabiliza comercialmente, mas fica como um belo monumento à estética pura.



Estética pura é o skyline natural do Rio. À esquerda, o Corcovado (710 m) com o Cristo no topo e na extrema direita a rocha do Pão de Açucar (395 m.).



Sob o Corcovado, o Leblon e Ipanema e, ao fundo, Copacabana.


As altas montanhas oferecem uma outra perspectiva aos prédios ...


... ou aos casebres da favela da Rocinha.



Finalmente, o navio de 112 mil toneladas, lentamente aproxima-se da entrada da baía de Guanabara. Essa é a visão que eu tinha da minha varanda no deck 6, perto da proa.


O hotel Sheraton (o prédio maior) junto à praia do Vidigal e a favela da Rocinha se esparramando pelos morros acima.


O hotel Copacabana Palace e as estruturas do reveillon sendo armadas na areia da praia de Copacabana. Há uns seis anos assisti aos fogos a bordo de um outro navio bebendo espumante, nada mal para começar o ano.


Copacabana em seu esplendor urbano. À esquerda o Sofitel (antigo Rio Palace).


A linha de montanhas ao fundo é a serra de Teresópolis e o pico mais agudo é o famoso Dedo de Deus. À frente, Copacabana, vista das rochas que a separam de Ipanema.


Conhece essa pedra? Claro que sim, ela é famosíssima, só está em um ângulo diferente.


É o Pão de Açucar, daqui é a cara do gigante que a Johnnie Walker usou em seu comercial pós-patriótico sobre o Brasil.


Na entrada da baía está o forte da Lage, escavado nessa rocha semi-submersa. É um dos três fortes na entrada da baía. Antigamente eram úteis, hoje são monumentos históricos e brinquedinhos militares.


E logo antes do porto, o aeroporto Santos Dumont, um aterro criado em 1940. Aí estão um jato da TAM decolando e outro fazendo a curva de aproximação.


E aí está o centro do Rio.O prédio cilíndrico negro é o Clube da Aeronáutica, o prédio mais alto da cidade. Logo depois o navio atraca e a autoridade portuária promete que em 2013 o cais do porto será mais confortável e eficiente. Fim dessa etapa da viagem. Nos próximos posts mostro outras coisas interessantes.

Um comentário:

Milena disse...

Olha que já estive em muitos portos no mundo todo, e o mais bonito é a chegada no Rio de Janeiro.