quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Jornada de Lazer e Turismo na EACH e a semana do turismo

Está sendo uma semana do maior pique acadêmico e festivo. Como dia 27 foi o dia mundial do turismo, as manifestações, eventos e articulações entraram em suave efervescência.


Comecei a semana no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira à noite dei uma palestra na FACCAT, Faculdade de Taquara, uma cidade a uns 80 km de Porto Alegre, ao pé da Serra Gaúcha. Acima alguns dos alunos que me receberam.


Parte do corpo docente da Faccat: Álvaro (coordenador do curso), Júlio, eu, Luciane e Ana Carolina, que gentilmente me convidou para falar sobre turismo contemporâneo.


Dormi em Porto Alegre e na terça-feira de manhãzinha voei para Sampa onde, à tarde, abrimos a VI Jornada de Lazer e Turismo da EACH-USP. Aí está a equipe de recepção, formada por alunos e alunas do nosso curso.


Edinho Paraguassu, um dos mais famosos e competentes recreadores do Brasil, arrasou numa oficina com a garotada. Aí ele dando autógrafos num DVD. Seu site é: http://www.edinhoparaguassu.com.br/


Nossos alunos organizaram a Jornada, coordenada pela Profa. Juliana, de eventos, que realizou um ótimo trabalho, ajudada pelo Prof. Reinaldo Pacheco, companheiro da coordenação.


Du Zuppani, Secretário de Turismo de Bertioga, deu uma oficina sobre fotografia, natureza e turismo que fascinou a platéia. Ele foi com sua secretária e participou da Jornada em seu início.


Os profs. Sarti, Juliana e Reinaldo. O Sarti foi o responsável por fechar recentemente um convênio da USP com a Universidade de Girona (Catalunya, Espanha); Juliana articulou e estruturou a Jornada; Reinaldo tira as fotos e as põe no Facebook, quase on line.


Olha a pré-história da EACH: Edson LEITE, Ricardo UVINHA e Luiz TRIGO (também conhecidos pela alcunha de Panetone) foram os três primeiros professores do curso de LZT, aprovados em concurso em dezembro de 2004. A EACH iniciou suas atividades em março de 2005.


E aí está parte da pré-história do lazer (sorry). Rita de Cássia Giraldi (nossa docente e "prefeita" do campus) ao lado do coferencista da terça-feira, Antonio Carlos Bramante, aposentado da Unicamp e um dos precursores do lazer no Brasil, na época do SESC São Paulo. Rita é arquiteta mas pesquisa lazer a muito tempo.


Hoje (quarta-feira) teve a palestra do Luiz Alberto Timossi, diretor da Orecap Campinas sobre mercado atual de transportes e turismo. Aí estão os professores Edegar , Madalena, Timossi e Rita de Cássia.


Quase 50 alunos(as) de turismo (Agenciamento de Viagem) do Centro Paula Souza, ETEC Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, nos eram o prazer de sua visita na VI Jornada.


Seus professores os trouxeram para aprofundar os laços entre a Universidade e o ensino médio, algo fundamental para a educação integral de nossas novas gerações. 

Hoje à noite ainda estive na Universidade Anhembi-Morumbi, dividindo uma apresentação com a amiga Elizabeth Wada, diretora de hotelaria e turismo da UAM. Ela gentilmente me convidou para a semana de turismo do curso mais antigo do Brasil. A faculdade de Turismo do Morumbi (hoje Anhembi-Morumbi) criou o primeiro curso superior de turismo do Brasil em 1971, em Sampa. Hoje o curso tem nota 5,0 (a máxima) e a instituição possui fortes aços internacionais, mestrado em hospitalidade e cursos que abrangem hotelaria, eventos, meio ambiente, lazer e gastronomia. 

Na quinta-feira o agito continua. À tarde participarei na banca de doutorado da colega Mariana Aldrigui, na FFLCH-USP e à noite teremos a palestra de encerramento da Jornada, com o executivo Laderlei Marangoni. E sábado vou para Balneário Camboriú, onde teremos o congresso da ANPTUR. 

On the road...

Nenhum comentário: