segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cultura alternativa em Amsterdam: maconha e misticismo

Nos últimos meses ocorre um grande debate no Brasil sobre a descriminalização da maconha, com marchas nas ruas e debate pela mídia; foi lançado o filme Quebrando tabus, (direção de Fernando Andrade e participação de Fernando Henrique Cardoso); e até o milionário George Soros doou um milhão de dólares, em 2010, para a campanha de legalização na Califórnia (EUA). 


Por tudo isso, aproveitei minha estada em Amsterdam no final de junho para, de câmera em punho, documentar a cultura alternativa da maconha na cidade holandesa símbolo da liberalidade, da riqueza colonial e da cultura aberta a todas as suas manifestações. Na maioria dos lugares as pessoas me deixaram fotografar à vontade, em outros lugares fui mais discreto e em pouquíssimos estabelecimentos fui proibido de fotografar, mas pude andar à vontade pelos pequenos segredos não tão bem guardados de Amsterdam. Aqui mostro (quase) tudo e deixo o mapa virtual dos sites, no final e cada comentário, para quem quiser se aprofundar nessa viagem.


A maconha e o haxixe, na Holanda, não são legalizados e sim tolerados. São vendidos em lugares específicos denominados coffee shops. Além desses estabelecimentos onde se vende e se fuma maconha (mas não são permitidas bebidas alcólicas), há os Head Shops e Smart Shops.


Head shops vendem energéticos e produtos pretensamente estimulantes, afrodisíacos, vitamínicos e fortalecedores do corpo ou da mente, mas que não dão nenhum barato, ou seja, não possuem substancias psicoativas. Até guaraná e balas de hortelã se encaixam nessa categoria. 


As vitrinas e prateleiras são decoradas com motivos culturais que lembram mitologia oriental e antiga, personagens jamaicanos como Bob Marley, ...


... produtos que garantem desempenho sexual mais aprimorado ou outros produtos do tipo.


Nas smart shops, vende-se sementes de maconha e instrumentos para o cultivo cuidadoso e científico da planta.


As melhores sementes são caras (o preço está em euros e se refere a um pacotinho com meia dúzia de sementes).


Todos os preços são publicados e fixados. Essa tabela refere-se às sementes femininas, consideradas as melhores para o plantio.


Essa van estava na rua e pertence a uma empresa que vende todo tipo de produtos para se fumar a droga (cachimbos, seda, vaporizadores, artefatos primitivos orientais, narguilés etc.) Acesse o site indicado na van para conhecer a parafernália que envolve o ato de fumar:   http://www.spliff.nl/


Essa loja é uma das mais bonitas que vi e o dono tranquilamente me deixou fotografar ...


... o teto delirante ...


... e uma parte dos produtos à venda. Repito, nesses lugares não se vende maconha, apenas todo tipo de substâncias que não são psicoativas.


Essa loja é a Chimera (Damstraat, 7), um labirinto de fantasias celtas e orientais que enchem os olhos ...


... e excitam o imaginário individual e coletivo. O site é:  http://webshop.fantasyshopchimera.com/


Até no mercado das flores, na rua, vendem kits para ajudar no plantio (não são sementes).


Nos coffees shops estão armazenadas em prateleiras devidamente identificadas os diversos tipos de maconha (cannabis sativa ou indica) e haxixe. A venda é limitada e pode-se fumar no local (mas não beber álcool, só sucos, refrigerantes, chás).


Essa é a entrada de uma das centenas de lojas que se espalham por Amsterdam e pela Holanda e que vendem maconha. Apesar do liberalidade, a proporção de pessoas que fumam é muito menor do que em países onde impera a proibição (Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo). 


Essa é a maior rede empresarial que comercializa maconha e derivados na Holanda, a Bulldog, também ...


... o primeiro coffee shop criado no país, em 1975. Eles possuem umas sete lojas em Amsterdam que vendem erva, sementes, todo tipo de souvenirs; possuem hotéis e um marketing direto e muito eficiente. Veja o site da empresa:  http://www.thebulldog.com/



Essas fotos foram tiradas dentro do Bulldog. Esse space cake, é um donut recheado com maconha. A erva pode ser absorvida na forma de fumaça, através dos pulmões, ou através da mucosa intestinal por meio de um bolo ou torta, como o space cake. Várias pessoas não recomendam por ser um meio mais difícil de controlar o volume de THC (princípio ativo da maconha) ingerido. Aliás, é bom lembrar que o THC é uma droga e várias pessoas não se sentem bem com ela. Como qualquer droga psicoativa possui seus perigos e idiossincrasias.


Bulldog vende dezenas de acessórios, lembranças, artigos de decoração ...


... e sementes.


Há um centro de informação especializado em Amsterdam, é o Cannabis College, uma ONG localizada em um amplo prédio (Oudezijds Achterburgwal, 124 - esse é  o endereço) com uma equipe que responde tudo o que você queria saber sobre a maconha mas tinha vergonha de perguntar.


No subsolo há algumas plantas de maconha, vivas e formosas, para você olhar através de vidros isolantes. Eis acima um exemplar da polêmica erva.


Ali também há mostras de alimentos, fibras, remédios, tecidos, tudo feito da planta.


A entrada é livre e se você levar a erva há vaporizadores para fumar sem ter contato com a fumaça. Fiz uma entrevista com os funcionários e uma delas (portuguesa) conversou bastante comigo pelo fato de eu ser professor e pesquisador da área cultural.


Há muitas aplicações medicinais, inclusive uma farta bibliografia médica sobre seus usos e feitos curadores.


Ali pertinho está o Hash Marihuana & Hemp Museum, o museu da maconha (Oudezijds Achterburgwal, 148). Toda a história da planta, seus cultivo, sua proibição no ocidente, seus efeitos, sua economia e cultura estão demonstrados em amplas vitrines e painéis, telas e pinturas antigas ou modernas. A entrada do museu é paga (oito euros) e há uma livraria especializada com muitos títulos, também à venda.

O site é: http://hashmuseum.com/



Drogas, misticismo, sexo, cultura, antiguidades, artesanato, tecnologia, livros, gastronomia, saúde, museus, arte, tudo isso - e muito mais - pode ser encontrado pelas ruas de uma das mais excitantes cidades da Europa. A discussão sobre a liberalização das drogas leves acontece em meio ao contexto de violência e terror proporcionado pelo tráfico internacional de drogas. O último livro de Frederick Forsyth, um autor inglês conservador que escreve thrillers instigantes, intitula-se Cobra e é sobre o tráfico de cocaína no mundo. A maconha, por ser considerada uma droga mais leve, recentemente, no filme brasileiro Quebrando tabus, foi analisada por pessoas como Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Dráuzio Varela, Paulo Coelho e outros especialistas. A experiência de Amsterdam não pode ser ignorada nesse debate, portanto fica aqui uma pequena contribuição a esse debate, lembrando que, para mim, as melhores drogas são os bons vinhos e as mais perigosas, porque extremamente libertárias, são os livros, filmes, músicas e peças de teatro, ou seja, a imensa e inesgotável cultura da mente humana. 


8 comentários:

Siwla. disse...

Ah, mas como vocês sabem, isso tudo levou a sociedade holandesa às portas da ruína econômica e do caos social; as pessoas vivem pessimamente, sem educação, nem saúde, sem perspectiva de futuro e... o quê? Ah, é, isso é o Sarneyquistão... Foi mal...

fb disse...

PELO O AMOR DE DEUS , NÃO COMPARE A HOLANDA COM O BRASIL GENTE SABIDA; HOLANDA É PRIMEIRO MUNDO,O BRASIL É PAÍS DE POBRE. AQUI ROLA SOLTO A CORRUPÇAO O CRIME A BANDIDAGEM. NA HOLANDA VOCÊ DEIXA SUA BICICLETA NA ESQUINA E NO OUTRO DIA AINDA ESTÁ LÁ. AQUI NO BRASIL ELA SOME NA TUA MÃO!

fb disse...

EXATAMENTE, EXATAMENTE A HOLANDA ESTÁ COM MUITOS PROBLEMAS ECONÔMICOS. POIS TIROU DA CALCINHA O DINHEIRO DO POVO E TRANSFORMOU O PAÍS EM UM PAÍS DECENTE. O BRASIL GASTA COM QUE? COM PROGRAMAS E AÇÕES MAQUIADAS DO GOVERNO QUE NÃO GASTAM NADA. POR ISSO TÁ SOBRANDO, QUEM NÃO GASTA TEM QUE TER NÉ? QUEM GASTA FICA SEM E ATÉ DEVE. HOJE SE EU PUDESSE EU MORARIA NA HOLANDA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. LÁ PELO MENOS EU FUMAREI UM CIGARRO DE MACONHA E NÃO VOU PRECISAR ME PREOCUPAR COM A POLÍCIA. AQUI NO RIO DE JANEIRO PRA VOCE COMPRAR UMA MACONHA DIGNA DE QUALIDADE É DIFÍCIL E QUANDO ENCONTRA TEM QUE PASSAR POR PELO MENOS UNS 15 FUZIS; É FODA NÉ TIROTEIO CAVEIRÃO BLAZER ETC... ACHO QUE ESSE NEGÓCIO DE CRACK COCAÍNA DEVERIA ACABAR MESMO . MAS UM CIGARRO DE MACONHA? QUEM FAZ MENOS MAL QUE ALCOOL E CIGARRO COMUM OU ATÉ MESMO NEM FAÇA MAU. É ESTAMOS LONGE DE SER UM PRIMEIRO MUNDO. MUITO LONGE.

fb disse...

CURITIBA TÁ VENDENDO MANGUINHOS KKKKKKK

fb disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fb disse...

ALEX COMEU CURITIBA NA PORRADA

Mafia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mafia disse...

na moral, com todo respeito siwla vc é calcinha holanda? em ruinas não viaja cara eu trocaria o brasil pela holanda sem pensar 2 vezes fumaria meu black, boudo, boudin, fazmerir


esse pais escroto ae pra conseguir um baseado tenho que ir no rj toda sexta e passar pelas favelas do comando e ainda te que passar com o cabelinho pro lado quando chega nas blitz tá tranquilo



paz de jah LEGALIZE THE HEMP


by:Mafia