quarta-feira, 29 de junho de 2011

Entre mares e colinas na Europa


Fotos e texto: Luiz G.G. Trigo
Obs. Postado na ingalterra, teclado sem acento

Finalmente consegui fazer upload de algumas fotos para voces. Num lugar o computador nao lia a maquina fotografica, noutro era muito lento, mas aqui em Surrey a coisa funciona mais ou menos, tem que ter paciencia. Na foto acima, Amsterdam, vista do museu Nemo, um edificio em forma de navio.


No domingo passado, fez um dia de sol e fui para Haia (Den Haag) visitar a praia local. A agua nao estava muito fria, mas nem pensei em entrar, fiquei pela orla vendo a cidade, o equipamento turistico e o povo. 



Esse e o pier, muito tipico tambem na Inglaterra, que permite o uso local em qualquer clima. A estrutura metalica se projeta sobre o mar e abriga lojas, restaurantes e entretenimento. A torre da direita e um local de saltos.


O suntuoso restaurante principal (ballroom) ...



... do mais sofisticado hotel de Haia. Em 1907, Ruy Barbosa foi para Haia representar o Brasil em um encontro diplomatico. O barao do Rio Branco, que o mandou, denominou-o "Aguia de Haia". Enfim...



O centro da cidade fica distante da praia e possui predios historicos (ao contrario de Rotterdam, destruida na II Guerra e so tem edificios novos), mas tambem apresenta um urbanismo ousado...



... com pracas e parques onde as pessoas relaxam sob o sol do veraneio ...


... e convivem tranquilamente entre memorias, conversas e talvez alguns planos futuros ou fofocas presentes.

A arquitetura moderna se faz presente pelo centro da cidade...


... contrastando com o passado cheio de riquezas e historias de poder e conquistas.


Aqui esta novamente Amsterdam. Um emaranhado de barcos atracados entre os predios baixos, em alguns desses barcos vivem pessoas nas boat houses bem equipadas.

As outras fotos de Amsterdam serao mostradas em postagens futuras.


Na segunda-feira fui para Londres. Esse e o moderno terminal 5, do aeroporto de Heathrow.



Na terca-feira, antes do inicio do congresso, fui ao centro de Guildford Procurar um lugar charmoso para comer. E achei. Olha que cuidado gastronomico descolado.

E um dos 18 restaurantes de Jamie Olivier no Reino Unido. Ele e o astro da culinaria britanica e conhecido em varios lugares do mundo.


Comi um espaguetti ao molho negro de lulas, acompanhado na entrada por paezinhos quentes com azeite de oliva e especiarias. Muito bom, bem servido e custo justo.


Finalmente, o evento.

Em ordem de tamanho: eu, Jafar Jafari e John Tribe. Essa eh uma rara foto onde Jafari e Tribe aparecem juntos. Jafari editou o Annals of Tourism Research durante anos e hoje Tribe se responsabiliza pelo feito. Duas grandes figuras do turismo global.


Quatro dos brasileiros presentes: Alexandre Panosso (EACH-USP), Rosana Mazzaro (UFRN) e eu. Sandro Carnicelli tambem esta presente mas nao aparece na foto. Hoje de manha apresentei nosso trabalho sobre Turismo Etnico-Afro no Brasil e agora verei o que os colegas do mundo produzem e estudam. See you...


Nenhum comentário: