terça-feira, 24 de maio de 2011

EACH - USP O II Simpósio continua

O II Simpósio Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade entrou no segundo dia, com duas mesas e duas oficinas.


O evento ocorre no Centro de Convenções da EACH - USP (USP Leste) ...


... e hoje contou com a participação de alguns alunos, apesar de ser direcionado a professores e pesquisadores, mas é bom que nossos estudantes tenham contato desde cedo com o ar mais rarefeito e revigorante do mundo acadêmico. 


A mesa sobre Educação Corporativa contou com (da esquerda) Jacques Métadier (Accor), Gleiva Rios A. Félix (Universidade Anhembi-Morumbi), Marcelo Vilela (EACH), Marisa Éboli (FEA-USP), Karina Solha (EACH) e eu, como mediador.


Jacques Métadier é francês, tem 42 anos (dez de Brasil) e é diretor da Academia Accor e de RH da empresa. Conhece profundamente o setor hoteleiro e suas especificidades. Sabe qual a sua formação acadêmica? Letras Modernas (Paris 3) e Teologia (PUC de Paris), além de uma pós-graduação em Recursos Humanos por Grenoble. Nada como unir humanidades à gestão e negócios. A Accor destaca-se por seus procedimentos éticos de inclusão e defesa da cidadania e do meio ambiente, além de ter mais de 4 mil hotéis em 90 países. 


Esse grupo tem em comum o fato de terem sido meus alunos. Thiago Schulz foi meu aluno e monitor na PUC-Campinas, no curso de turismo e hoje é doutor em Educação pela PUC-SP (recentemente fiz uma postagem sobre sua defesa no blog); Fernando Protti foi meu aluno no mestrado da Univali-SC, hoje é professor da UNESP em Rosana; e Patrícia Martins foi minha aluna da PUC-Campinas, também em turismo e hoje é coordenadora do curso de turismo na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Desse jeito o (quase) velho mestre fica triplamente orgulhoso. 


Uma platéia especializada acompanhou e participou das reflexões sobre educação corporativa. Amanhã há apresentação de trabalhos e a conferência de encerramento.


Notas rápidas

1. Hoje (quarta-feira) vou a Jaguarão (RS) dar uma palestra na Unipampa, na divisa com o Uruguai. Conto tudo depois, no blog.

2. Saiu ontem (terça-feira) um artigo na minha coluna do Hotelier News achincalhando a regulamentação profissional em turismo, coisa que sempre achei uma causa inútil:
http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.Site.4/NoticiasConteudo.aspx?Noticia=66336&Midia=1

3. Começa na quarta-feira a Feira de Livros na USP-Leste com todos os livros com até 50% de desconto. Imperdível para quem gosta de turbinar o cérebro com a droga mais poderosa do universo: conhecimento.

Nenhum comentário: