sexta-feira, 25 de março de 2011

I Seminário Internacional de Estudos Críticos em Turismo em Natal, RN


Estamos em Natal, RN, no seminário organizado pela UFRN, junto a amigos do Brasil e do exterior.


Sérgio Leal foi o organizador executivo do encontro, destinado a discutir maneiras de trabalhar em conjunto os temas relacionados a viagens e turismo, com crítica e profundidade.


Rosana Mazaro é outra das organizadoras e responsável pelo programa de mestrado em Turismo da UFRN. É a terceira vez que vou à Universidade, nas duas primeiras vezes foi para participar de bancas do mestrado.

Entre os convidados internacionais, o mexicano Marcelino Castillo Nechar, que fez uma profunda palestra sobre a epistemologia e o turismo. Marcelino é um antigo companheiro de vários lugares do mundo e do Brasil.


O público foi formado por quase uma centena de mestrandos, graduandos e professores de vários lugares do Brasil.


Me perguntaram no facebook o que exatamente seriam estudos críticos. Acima está uma das lâminas mostradas por Marcelino com uma transparente amostragem do problema.


Marcelino, Patrícia, graduanda de turismo da UFRN e eu, em um momento informal do evento.


Na quinta-feira fomos almoçar no Mangai, um restaurante regional délicioso de Natal. À direita está Carlos Costa, de Portugal, que ano passado nos recebeu em Aveiro, em grande estilo.


É um espaço amplo, iluminado, tropicalmente decorado ...


.. que é referência na cidade e no nordeste.


Poucos restaurantes podem ostentar uma parede com onze placas consecutivas de prêmios gastronômicos, desde 2001 a 2011 arrasando no pedaço.


É um buffet com dezenas de possibilidades em saladas, carnes, peixes, arroz e feijao, sobremesas, molhos, pimentas e sucos de frutas maravilhosos. O restaurante eliminou bebidas alcoólicas do cardápio.


Eu, Mirian Rejowski e Alexandre Panosso, felizes depois do almoço.


Panosso, Patrícia, Irena (da Holanda), Andréa e Sérgio Leal e Marcelino em frente ao restaurante.


Ana Paula Feitosa é doutora em teatro e professora de turismo da UNEB (Universidade Estadual da Bahia). Escreveu um livro intitulado Itália, a interculturalidade no contato de si, um texto antropológico e literário muito interessante e gostoso de ler.


Aqui estou com a turma de graduandos em turismo da UFRN, que ajudaram na estrutura do evento, com eficiência e simpatia. Ralyson, Brenda, Morais, Renato, eu, Katyanne, Natália e Eduardo.


Panosso (EACH USP) mostrou um curto filme onde mostra Félix Tomillo, nosso amigo de Valladolid, Espanha, onde analisam um texto raro de turismo comprado em um sebo da Áustria. Ele está por um ano na Espanha fazendo pós doutorado e curtindo a vida européia.

Hoje, sexta feira, o evento continua com outros temas e atividades. Depois conto mais a respeito, mas aproveito para agradecer a hospitalidade e a amizade com que nos receberam em Natal e cumprimentar pela relevância do evento.

Nenhum comentário: