quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nova Trento, SC - O santuário de Madre Paulina

Na volta de Florianópolis passei por Nova Trento, cidade que abriga o santuário da primeira santa brasileira (ela nasceu na Itália mas migrou ainda criança, com nove anos de idade, para essa região), Madre Paulina (Vigolo, Itália, 1865 - São Paulo, SP, 1942. É um dos pontos mais importantes do turismo religioso no sul do Brasil. É uma surpresa agradável ver que as irmãs e a comunidade local construíram um refugio agradável, em termos de natureza e estrutura para receber milhares de peregrinos. 



Esse é o novo santuário, inaugurado a poucos anos, em meio a uma colina e com uma sofisticada arquitetura moderna.



Desde pequena, Madre Paulina ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social. Com um grupo de jovens ajudou na compra da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que é conservada na gruta do Santuário.
Aos 12 de julho de 1890 com sua amiga, Virginia Rosa Nicolodi, deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cuidando de Lúcia Angela Viviani, portadora de câncer, em fase terminal, num casebre doado por Beniamino Gallotti. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se a ela a segunda irmã Teresa Anna Maule.
Em 1894 o trio fundacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, transferiu-se para a cidade de Nova Trento. Receberam em doação o terreno e a casa de madeira dos generosos benfeitores: João Valle e Francisco Sgrott.
Em 1903, Santa Paulina foi eleita, pelas Irmãs, Superiora Geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, no Ipiranga, em São Paulo - SP. Recebeu apoio do Pe. Luiz Maria Rossi e ajuda de Benfeitores em especial do conde Dr. José Vicente de Azevedo.
Quem muito ajudou a florescente comunidade das irmãs foram os padres jesuítas que administram até hoje a Catedral de Nova Trento. O belo vitral com o Espírito Santo está acima da porta da catedral. Até hoje os jesuítas (e o próprio Espírito Santo) oferecem direção espiritual às irmãs, no santuário.



Além da escadaria há uma rampa sinuosa que acessa a igreja principal.



A arquitetura é uma atração especial e fornece uma atmosfera ...



... mística para o templo, amplo e iluminado naturalmente



A imagem de Santa Paulina está ao pé do altar.



Apesar de ser bem menor, este templo lembra a nova igreja do santuário de Fátima, em Portugal, pela amplidão e linhas modernas. Em Fátima, assim como em Vigolo (em Aparecida e em outros lugares santos), há uma igreja antiga e uma moderna. 



O templo é feito de luz ...


... mediada pelas linhas e curvas arquitetônicas e pelos bancos de madeira e pouca decoração. Uma simplicidade que enriquece a estética e a fé de Santa Paulina, marcada pela singularidade perante a vida difícil dos colonos  imigrantes e depois pelo seu trabalho pela saúde e dignidade dos mais pobres.


Na loja do templo encontrei um exemplo de entretenimento  a serviço da religião. Uma versão infantil das histórias bíblicas ilustradas por Maurício de Souza.


É um parque natural e espiritual.


Um lugar de encontro.


Essa é a antiga igreja de Vígolo, um distrito de Nova Trento.



Ainda em Nova Trento há o morro da Cruz, uma ermida no alto de um cume na serra.



Dali descortina-se uma vista de toda a região. Acima, eu com ares de santidade (foi no dia 2 de janeiro).


Ao redor da cidade há vários hotéis e restaurantes deliciosos para se conhecer e saborear.



Tudo isso fica a cerca de 40 km do litoral catarinense, na altura de Balneário Camboriú.

Para saber mais sobre Madre Paulina há o site do santuário:

http://www.santuariosantapaulina.org.br/

Nenhum comentário: