segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Filosofia em quadrinhos - o prazer em dobro

Filosofia é uma das delícias da vida. Entretenimento é outro. Nessas férias estou curtindo umas leituras lúdicas (e também outras mais profissionais, mas também muito gostosas) e degustei em dobro o prazer da filosofia pop, em quadrinhos. 


Logicomix foi considerada a melhor HQ do ano passado. É uma tremenda história sobre Bertrand Russell, a lógica e seus pesquisadores contemporâneos (Turing, Godel, Poincaré, Frege etc.). A obra é uma reflexão sobre os limites e possibilidades do conhecimento, uma viagem às profundezas de nosso núcleo racional e suas vertiginosas fronteiras.

Logicomix. São Paulo: Editora WMF Martions Fontes, 2010.


Outra delícia é Epicuro, o sábio (São Paulo: Conrad Editora, 2007). É uma curtição sobre mitologia, filosofia grega e o epicurismo em contato com Sócrates, Platão, Aristóteles, os sofistas e tem como personagem Alexandre, o Grande, enquanto pupilo pré-adolescente de Aristóteles. O prefácio à edição brasileiro, intitulado Filosofia com humor, foi escrito por João Quartim de Moraes, professor titular de Ciências Humanas da Unicamp. 



Como digo, o exercício intelectual pode ser tão excitante e profícuo quanto o exercício sexual. Claro que um não substitui o outro, mas em ambos os casos, o bom humor melhora substancialmente o desempenho e o prazer. Boas férias e leituras. 

Nenhum comentário: