segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Grande Hotel São Pedro - a construção do conhecimento

O Grande Hotel São Pedro (vide postagem anterior) é nacionalmente famoso não apenas por seus serviços de hospedagem e gastronomia mas também por ser um histórico centro de formação profissional em hotelaria e gastronomia.


O próprio hotel é um grande laboratório para alunos e estagiários, mas o complexo educacional possui edifícios próprios muito bem estruturados. A origem da escola data de 1969, quando o Senac recebeu o hotel do governo do estado de São Paulo e criou um centro de formação profissional. Na época não havia glamour na área, portanto jovens mais humildes, muitas vezes com problemas judiciários, eram encaminhados apara aprender os ofícios de garçom, cozinheiro ou atividades hoteleiras básicas. Com o tempo essas profissões adquiriram status e graça perante a opinião pública nacional. 


Em 1997, foi inaugurado o primeiro edifício novo do complexo educacional que começava uma nova fase: o ensino superior. Morei nesse hotel de 1995 a 1997, quando coordenei a equipe que implantou os cursos superiores de tecnologia em hotelaria e o curso de Cozinheiro Chefe Internacional, importado do The Culinary Institute of America. Foi uma das grandes experiências que vivenciei em minha vida acadêmica. 


Essa é a biblioteca do centro. Tive o prazer de começar a montá-la e na época tinha dotação ilimitada para comprar todos os livros que quisesse, aqui ou no exterior. Os laboratórios, bibliotecas e áreas pedagógicas são modelares.


Essas são as câmaras frigoríferas das cozinhas do hotel. Cada uma com temperatura adequada a cada tipo de alimento: vegetais, carnes congeladas, sobremesas, bebidas etc.


Uma das cozinhas pedagógicas em plena aula prática, sob a supervisão de um monitor. Há vários laboratórios como esse.

As práticas são individualizadas e especializadas: sopas, patisserie, cozinha quente e fria, sobremesas...


A estrutura das cozinhas  foi desenhada para servir aos processos educacionais nas áreas de gastronomia e hotelaria (há também apartamentos modelo, lavanderias e áreas técnicas para os alunos tomarem conhecimento das diferentes práticas hoteleiras). 


O restaurante dos alunos e funcionários, recentemente remodelado e com novos cardápios.


Na última sexta-feira dei uma palestra aos alunos da pós-graduação (especialização) em hotelaria e no sábado fui ver o evento promovido no centro de Águas de São Pedro (SP), pelos alunos de graduação em gastronomia e hotelaria. 


Foi um evento com comidas de rua latino-americanas ...



... e uma área com práticas hoteleiras. Acima, estou com as professoras Fernanda (esquerda) e Laura.


É uma oportunidade da comunidade local (moradores e turistas) tomar contato com as atividades do Hotel-Escola.


Artur (acima) é o diretor de Turismo de Águas de São Pedro. A prefeitura articula-se com o Senac para várias atividades locais.

A pequena cidade turística de Águas de São Pedro é, portanto, uma referência termal, hoteleira e educacional. Localizada a apenas 30 km de Piracicaba (SP), está em uma região geográfica de serras e ar puro, águas termais e comunidades agradáveis e hospitaleiras. 

Nenhum comentário: