sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mestrado em Turismo - Universidade de Caxias do Sul, RS


Estou em Caxias do Sul, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), participando de uma banca no mestrado em turismo.


Esse é o Guilherme Bridi, turismólogo graduado na UCS e recém-mestre, enquanto defendia sua dissertação: "Formação e atuação do turismólogo no cenário das agências de turismo: contrapondo tendências". Ele foi aprovado com nota máxima, distinção e louvor, porque soube avaliar competências e habilidades necessárias que a academia e a sociedade (e o mercado) exigem ou pensam que exigem dos profissionais, especialmente dos turismólogos. Seu trabalho deixou claro que ele conhece o mercado e que leu muito para avaliar o turismo sob o  enfoque pedagógico.


Aí está a banca: Edegar Luiz Tomazzoni (esq.), Marcia Maria Cappelano dos Santos (orientadora e coordenadora do mestrado), eu e Susana Gastal. O trabalho do Guilherme mostrou como o trade das agências de viagens ainda não valloriza devidamente certas competências fundamentais como ética e conhecimento e sente dificuldade em entender as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Logo não se prepara adequadamente para o futuro, que por sinal já começou. Não há problema, quem não se adapta devidamente desaparece, some do mercado. E não faz falta alguma.


Familiares e amigos ouviram atentamente a defesa, pois muitos serão os próximos(as) a defenderem seus trabalhos perante uma banca. Quando a banca proclamou o resultado os aplausos foram demorados e entusiasmados. É uma dé-lícia participar de bancas onde o(a) candidato(a) conhece profundamente o assunto e arrasa na defesa. É o prazer dos professores, ver frutificar - ou florescer - anos de trabalho e estudo em um texto bem elaborado.
O pessoal do mestrado estruturou essa roda de disciplinas para visualizar o que cada uma delas tem a ver com hospitalidade e turismo. Lembra o círculo desenvolvido por Jafar Jafari, mas oferece referência imediata por ser móvel e interativa.

Este é o "bandejão" da UCS. Depois da defesa fomos comer uma sopa, galeto, maionese e outras coisinhas altamente influenciadas pela imigração italiana.


Nada mal para um "bandejão" universitário, com vinho local para facilitar a degustação. O campus da UCS possui três restaurantes maiores (esse acima é o do Lago) e várias lanchonetes. Faz anos que frequento a UCS e sempre me admiro com a qualidade do campus em geral e da alimentação, em particular. Aí estão as fotos que mostram o lugar.

Essa é a vista que se tem do restaurante: o lago, as matas e os outtros prrédios modernos que se espalham por uma área ampla e acidentada. Doce vida acadêmica...

Nenhum comentário: