domingo, 12 de setembro de 2010

Turismo rural - lançamento trilegal no RS


Foi uma festa tri-maneira o lançamento do livro organizado pelos professores ...



... Eurico de Oliveira Santos (UCS) e Marcelino de Souza (UFRGS) ...



... no descoladíssimo espaço da Livraria Cultura, no Shopping Bourbon, em Porto Alegre. É um dos lugares mais sofisticados e bem equipados da capital gaúcha.



Tive a honra de prefaciar o livro e ser convidado para o evento. O livro, publicado pela Manole, teve uma cuidadosa editoração e deu um belo trabalho ao Eurico e ao Marcelino, afinal coordenar mais de trinta autores(as) é um desafio. Além de nomes consagrados da área (como Olga Tulik), de todo o Brasil e do exterior, houve espaço também para que os jovens mestrandos e doutorandos estreassem seus textos. 



Depois da curtas falas o povo saiu para conversar, bebericar vinhos da região e apreciar a nova obra.


O lançamento foi na quinta-feira à noite nessa livraria que é uma das belezas da cultura brasileira e na manhã seguinte subimos a serra, rumo a Caxias do Sul.



Aí está a professora Susana Gastal, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ela e o Eurico são alguns dos docentes do mestrado em turismo que a instituição oferece. A coordenadora do programa é a profa. Márcia Maria Capellano dos Santos, que me convidou para dar uma palestra aos alunos(as) da pós e da graduação. 



A UCS fica em um campus verde, com vários lagos, um pequeno zoológico, laboratórios e três restaurantes deliciosos. Se houvesse um ranking para gastronomia acadêmica (dos campi das universidades) a UCS certamente estaria entre os primeiros lugares. 



Além da minha palestra houve o lançamento do livro na UCS, afinal há vários professores da casa que ajudaram no projeto, inclusive o Eurico, um dos coordenadores.


Depois das falas e das sessões de fotos teve um coquetel onde trocamos impressões, idéias, métodos, fofocas e considerações sobre nosso turismo e hospitalidade.

O mês de setembro está pleno de atividades, lançamentos, congressos e agitos. Me aguardem.

Nenhum comentário: