terça-feira, 24 de agosto de 2010

Grecio´s Frutos do Mar - Bar do Gil

Tenho uns amigos que gostam de comer bem e dão dicas quando descobrem algo mais interessante. Quem me falou desse lugar foi o Laderlei Marangoni, e falou com entusiasmo e admiração. Como ele é um exemplar analítico (mais que crítico), fui conferir a história.

Imagine um bar grande mas simples, despojado de luxo e frescura ...

... em um bucólico e pacato vilarejo do interior de São Paulo ...

... que oferece entradas como essas apetitosas casquinhas de siri (note o pote de pimenta bruta) ...

... ou uma moqueca de peixe (só de olhar e lembrar salivo como um cão pavloviano) ...

... daquelas de forrar a alma.

É o velho Grecio´s Bar, o nome do antigo dono, que hoje atende por Bar do Gil. Fica em Arcadas, um distrito de Amparo (SP), a uns 35 quilômetros de Campinas.

Esse é o Gil, herdou o negócio de seu pai, Grecio, e transformou o bar em uma referência gastronômica em frutos do mar. Eles são especializados em camarão e peixes. Os pratos são fartos, saborosos e bem preparados. Cervejas geladas ou caipiras gostosas completam a festa. Para pagar só cheque ou dinheiro. Como não há bancos ou caixas eletrônicos em Arcadas, vá preparado.

Arcadas. Um dos lugares onde tempo e o cenário nos fazem experimentar a slow travel e a slow food. Olha o tiozinho de chapéu e vareta na mão, curtindo o flanar imaginativo pelas antigas ruas de pedras polidas e gastas pelas existências ali sentidas.

E o indefectível coreto das cidadezinhas do interior, uma indagação urbana nos tempos do i-Pod.

Nas lojinhas de cacarecos de Pedreira (ali perto, cidade de porcelanas e louças) encontrei esse útil lembrete para quando a gente vai na casa dos outros.

Uma dica deliciosa do meu amigo. Se estiver pelo interior de SP e quiser experimentar country sea food guarde o endereço:

Bar do Gil
Rua Alfredo Leopoldino de Campos - Arcadas, Amparo (SP). É na única rua principal da cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite:

Em nome da família Ortiz de Camargo - mais precisamente, dos herdeiros (Manoel, Vagner, Alex, Gil e Vânia) do Grécio's Frutos do Mar - cuja proprietária (e exímia cozinheira) D. Esther, minha mãe, agradeço a matéria e a preferência pelos pratos feitos com muito carinho, a fim de que sejam apreciados por todos os clientes e por aqueles que ainda não tiveram oportunidade de conhecer um lugar tão pitoresco, mas que se constituem parte da Família "Bar do Gil", meu irmão, o qual nos representa muito bem, no comando do mesmo.

Deixo meus sinceros agradecimentos pela postagem e espero ter o prazer de conhecê-los pessoalmente.

Grande abraço!

Vânia Camargo

Daniel Morais (InfoCotidiano) disse...

Ótimo.... Casquinha de lagosta é a melhor (DO MUNDO!) rs...
falta provar a lagosta ! rs
RECOMENDO !

Danegd - Serra Negra