segunda-feira, 19 de julho de 2010

Bahia, ultimas fotos e futricas

Na volta de Mangue Seco passamos em Imbassaí (63 km. do aeroporto de Salvador, entre Praia do Forte e Sauípe). Ali perto há também as vilas de Diogo e Santo Antonio, mas as estradas de terra estavam horríveis com a chuva e não fomos. Já chega a volta de Pointal para a estrada de asfalto, quando fizemos um rally no meio do barro. Ainda bem que o Pálio 1.0 que alugamos era marrudo e eu me entendi bem com ele. Sorte dele.

Imbassaí está em desenvolvimento. Belas praias, dunas, uma laguna e um rio, algumas pousadas e restaurantes muito simples (os mais legais estavam fechados), tanto que fomos almoçar na Praia do Forte.

Agora o prefeito de Mata de São João (onde está Imbassaí) deve ser parente do pessoal de São Paulo, que ampliou a Marginal Tietê e a deixou semanas sem sinalização e com obras inacabadas, enchendo nosso saco que já aturamos a poluição e o trânsito, sem precisar de mais problemas. Em Imbassaí fizeram algo parecido. Ampliaram a rua e deixaram ...

... postes bem no meio. Bonito e seguro, não é?

Além dos postes tinha um orelhão que não saiu na foto. Por que não plantar também umas árvores frondosas e colocar uma placa com o nome dos irresponsáveis pela obra, que tanto respeita os motoristas, moradores e turistas?

Olha a diferença de Praia do Forte, ali ao lado. Ruas bem estruturadas, com pouca circulação de carros, com os postes no lugar certo e as calçadas nas laterais.

As ruas principais tem lojinhas, bares, restaurantes, agências de turismo, imobiliárias, artesanato, sorveterias...

... e o agito parece com o das praias mais charmosas e descoladas do Brasil como Paraty, Búzios, Ilhabela e dezenas de outros pequenos paraísos bem trabalhados pelo poder público e pelo setor privado.

Arte popular e artesanato regional tem de monte.

Esse é o símbolo de nossa pousada em Mangue Seco. Boas instalações e gente tranquila e eficiente para cuidar dos hóspedes. Altamente recomendável.

E aí o entardecer à beira do rio Real, em Mangue Seco. Recomenda-se moquecas ou peixadas regadas a caipiras ou caipiroskas, entremeadas do suco da cevada, bem gelado.

Os três agreste boys (eu, Edmur e Eduardo, por ordem de tamanho) em uma das dunas depois que ELES caíram fazendo skibunda. Não caí porque não fiz, não pago UM real para me ralar na areia.

Esse é o embarque em Mangue Seco para terra Caída ou Pontal, do lado de Sergipe, onde ficam os carros estacionados. Vai-se em barco de pescadores. Altamente recomendável e delicioso.

E, finalmente uma corda de aratu, o caranguejo (ou o siri, sei lá) local.

Não é a toa que o José Simão passa suas férias na Bahia, comprou casa por lá e adora o pedaço. Assim como tantos outros lugares deste país, a Bahia tem seus encantos e encantamentos.

Em agosto eu volto para lá, se tudo der certo e os orixás abençoarem. Vou a trabalho, mas mesmo assim é muito bom demais da conta...

Nenhum comentário: