quinta-feira, 13 de maio de 2010

VII CITURDES - A abertura

Comecemos com a sequencia da chegada em Porto Alegre, num dia de visibilidade bem razoável:

As ilhas do lago Guaíba (não é rio, não) emolduram a cidade ao fundo...


... e a aeronave vai perdendo altitude a caminho do aeroporto Salgado Filho.

A ponte levadiça sobre o Guaíba é uma das imagens clássicas da urbe...

... que se debruça nas águas que a separam da imensidão sul do estado.

O jato baixa rapidamente...

... e chega ao aeroporto. Como você vê, pelo winglet do 737-800, voei pela GOL.

A cerimônia de abertura do VII CITURDES foi no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - pronuncia-se "urgs"), com vice-reitor, secretário municipal de turismo, diretor da PUC-RS, Emater e, em primeiro plano, à direita, o Prof. Marcelino de Souza (UFRGS), coordenador geral do evento. Logo depois fiz a conferência de abertura: Turismo rural, paisagens e hospitalidade.

A profa. Ana Maria Berber (PUC-RS) e o prof. Eurico de Oliveira Santos (UCS), companheiro de outras viagens à POA e pesquisador do turismo rural gaúcho.

O prof. Júlio (esquerda) foi o mestre de cerimônias, ao lado do prof. Marcelino. Fiz parte da banca de mestrado de Júlio, na UCS (2004). Ele foi por muito tempo da Varig e sua dissertação foi sobre a ascensão das empresas aéreas econômicas. Publiquei seu texto no livro Análises regionais e globais do turismo brasileiro (Rocca, 2005) e tudo o que conversamos sobre o futuro da aviação comercial brasileira, naquela época, está acontecendo, conforme Júlio disse e escreveu.

Ir a POA é encontrar antigas amizades. Depois da abertura e do coquetel, fomos ao Prinz (um bar descolado da cidade). Aí estão Marutschka Moesch (esquerda), da PUC-RS; Antonio Carlos Castrogiovanni (UFRGS e PUC-RS); Susana Gastal (UCS); eu e Karina Solha, minha colega da EACH-USP que apresenta trabalho no congresso.

E aqui estou com a profa. Norma Moesch, grande amiga e venerável personalidade do turismo do Rio Grande do Sul e do Brasil. Norma é professora da Unifra (Santa Maria) e secretária de turismo da cidade. Possui 40 anos de competente e responsável atividade profissional em turismo. Grande honra em estar ao seu lado.
Deixo aqui o reconhecimento e os agradecimentos pela hospitalidade (as usual) de meus amigos e amigas do Rio Grande do Sul. Ao pessoal da UFRGS, obrigado pelo honroso convite e felicitações pela organização do congresso.


Um comentário:

Unknown disse...

Passei para conhecer seu Blog, vou visitar mais vezes...
Fabiana