quinta-feira, 6 de maio de 2010

Textos de viagens, de Fernando Pessoa

Na edição especial, editada em Portugal, sobre Fernando Pessoa e seus escritos relativos a viagens não há só poesias. Há algumas preciosidades em forma de textos curtos, sensíveis, reflexivos e ... poéticos, sobre a viagem. Transcreverei alguns para vocês, de vez em quando, conforme a vontade e o desejo de evasão se manifestarem. Vamos ao primeiro:


Viajar? Para viajar basta existir.

Viajar? Para viajar basta existir. Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal as paisagens são.

Se imagino vejo. Que mais faço se eu viajo? Só a fraqueza extrema da imaginação justifica que se tenha que deslocar para sentir.

"Qualquer estrada, esta mesma estrada de Entepfhul, te levará até o fim do mundo." Mas o fim do mundo, desde que o mundo se consumou dando-lhe a volta, é o mesmo Entephful de onde se partiu. Na realidade, o fim do mundo, como o princípio, é o nosso conceito do mundo. É em nós que as paisagens têm paisagem. Por isso, se as imagino, as crio, são; se são, vejo-as como as outras. Para que viajar? Em Madrid, Em Berlim, na Pérsia, na China, nos Pólos ambos, onde estaria eu senão em mim mesmo, e no tipo e gênero das minhas sensações?

A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos.


Fonte: Fernando Pessoa. Livro de Viagem. Lisboa: Guerra e Paz, 2009, p. 129.


Fotos: Luiz G.G. Trigo. Amsterdam, 2009; Hong Kong International Airport, 2009.

3 comentários:

Andréa disse...

Amei!
Beijo

Mariana Aldrigui disse...

Eu tambem...mas como eu ja disse antes...viajar eh bom em companhias como a sua, da Andrea, e de outros queridos amigos, ainda que no coracao e no pensamento.

Unknown disse...

Wow...!!!Amei isto.
A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos. Eu gostaria de postar estas frazes no album de viagens(Faceboock)!Posso?
Obrigada
Jojo-wild.