domingo, 18 de abril de 2010

33ª AVIESTUR - Campos do Jordão

Texto e fotos: Luiz Gonzaga Godoi Trigo

Vou à feira da Aviesp desde a primeira, em São José do Rio Preto, em 1989. A feira já passou por Serra Negra, Águas de Lindóia, Santos e agora...

... estreou no espaço de eventos de Campos de Jordão. Não é uma feira grande, mas muito representativa pois a Aviesp (Associação dos Agentes de Viagens do Interior de SP) reúne um volume considerável de negócios em viagens e turismo do interior do estado de São Paulo (há outra associação, a AVIRP - de Ribeirão Preto que também organiza uma feira em escala um pouco menor, mas também significativa). É a regionalização dos negócios em turismo.

O espaço foi legal, com dois andares e lá estiveram companhias aéreas, operadoras, secretarias de turismo, representações, consolidadores, serviços ligados a viagens e, claro, os agentes de viagens, público-alvo da feira.

Além do Ministro do Turismo, Luiz Barreto e do presidente da AVIESP, William Périco, outra personalidade do turismo nacional presente foi Guilherme Paulus, presidente do conselho da CVC. Acima ele está ao lado de Marisa Périco (Wings Turismo, de Rio Claro, e primeira-dama da Aviesp, com muita elegância e discrição).

OBS.: na próxima postagem mostrarei o presente que ofereci ao Guilherme. Não perca!

Campos do Jordão prepara-se para mais um inverno. Isso significa cenários lindos, hotéis descolados e charmosos, gastronomia (entre a delícia comprovada e a presunção desastrosa), frio de montanha, preços altos e serviço oscilante (do ótimo ao medíocre). Certamente a cidade e os empresários deveriam investir mais em profissionais capacitados e qualificados, mas isso é uma velha história que todo ano se repete...

... mas não impede que a cidade seja charmosa, com gente rica, bonita ( e alguns remediados e metidos), com carrões importados, helicópteros chegando (o único heliponto homologado é o do Grande Hotel Campos do Jordão - R$ 300,00 a operação de pouso ou decolagem com apoio de terra), restaurantes lotados, lojas de marcas famosas e um shopping de inverno. Os cãezinhos peludinhos adoram o frio, o agito e posar para blogs.

A serra da Mantiqueira possui algumas cidades entre Rio, São Paulo e Minas Gerais onde o inverno é um tempo especial para curtir suas atividades sazonais como dormir, comer, fazer sexo, ir às compras, beber e desfilar as roupas trazidas da Europa (ou do outlet perto de casa mesmo).

O espaço da feira foi ótimo, faltou apenas mais profissionalismo local para montar os estandes nos mínimos detalhes, sinalizar onde é o banheiro, evitar complicar o fluxo de saída ao final do dia e
outros detalhes que os responsáveis locais por eventos e convenções precisam se conscientizar que são fundamentais e que o profissionalismo é inseparável da qualidade. Mas o resultado final foi positivo.

Essa criatura pretende divulgar Porto de Galinhas, em Pernambuco. Entre outros bichos presentes (pinguim da Argentina, monstros sei-lá-de-onde e mascotes rechonchudos), ganhou o prêmio Global Paths Mico da Feira 2010 dado por este blog pela primeira vez em seus três anos de história.

Em compensação havia gracinhas como Isabelle Grechi, do Hotel Diogo, Fortaleza, distribuindo sorrisos e bom humor. Ela também é conhecida, in the british countryside, pelo nome de Rochelle...

Toni Sando (esq.) do São Paulo Convention Bureau, contando por que essa cidade é a mais louca e descolada e pluralista e super-legal de toda a Via Láctea.

Em frente ao estande da TRIP (da esquerda para direita): Luis Timossi (Teorema Campinas e meu amigo desde o jardim de infância; Cristiane Monteiro da Silveira, nossa ex-aluna e agora na Trip; Antonio Augusto dos Santos, o mentor da Trip, hoje presidida por seu filho José Mário Caprioli; Frota, da Trip e Luis Pirino, também da Trip).

Vera Marcelino é a toda poderosa responsável pela comunicação e contato com a mídia. Ela ficou na sala de imprensa coordenando contatos, resolvendo problemas, elucidando dúvidas e ameaçando dissidentes.

Aqui estou com a família Périco e agregados: Marisa Périco, Mariana Périco Torres, Torres Neto, eu, William Périco e Thaís. O William pai estava ao lado conversando com quatro pessoas ao mesmo tempo e dando duas entrevistas.

Na noite da festa da CVC e do Rio Grande do Norte, Marisa e William Périco posaram para meu blog de forma especial. William e eu trabalhamos juntos na Abreu Campinas entre 1984 e 1987 e a Marisa logo tornou-se amiga, ela estava grávida da Mariana. Aliás, no dia 16 de abril, em plena feira, a minha amiga Maria Clara me ligou para dar os parabéns pois foi nesse dia que comecei a trabalhar na Abreutur São Paulo. Em 1979!!!

E aqui a turma do turismo campineiro: Fernado Vernier, diretor municipal de turismo; Rui Rabelo, novo secretário de Turismo de Campinas; e Luiz Guimarães, presidente do Campinas e Região Convention Bureau. Campinas, situada a 90 km de São Paulo, é o lugar mais maravilhoso do interior da galáxia (pelo menos é o que os campineiros acham).

E assim foi a feira, a festa e a farra. Muitos contatos, mexericos, negócios, anedotas, lembranças, projetos, acertos e calor humano. Turismo puro.

Nenhum comentário: