quarta-feira, 3 de março de 2010

American Express - trouble in brazilian airports

Escrevo este post da sala da American Express no aeroporto de Guarulhos, São Paulo. Estou a caminho de Portugal onde terei atividades nas universidades de Coimbra e de Aveiro (farei postagens a respeito).
Um dos prazeres de ter cartões de crédito ou de milhagem é poder usar as salas especiais dos aeroportos onde há menos tumulto e serviços como internet, café, água, sucos e outras amenidades. O privilégio que eu, possuidor de um cartão American Express (Amex) tenho é perversamente excludente neste momento. Explico. O Banco Bradesco, detentor da operação da Amex no Brasil desde julho de 2006, está em alguma briga com a Amex internacional e TODOS os cartões emitidos no exterior não valem para os aeroportos brasileiros.
Isso significa duas coisas: em primeiro lugar há milhares de estrangeiros no Brasil, clientes da Amex, impossibilitados de usar seus serviços nos aeroportos do país onde essas confortáveis salas existem (São Paulo, Rio e Recife); em segundo lugar, provavelmente haverá represálias, ou seja, não me deixarão entrar nas salas da Amex no exterior porque meu cartão foi emitido no Brasil.
Já passei por isso antes, no Oriente Médio. Fui expulso das salas da Amex porque meu cartão era sul-americano e fiquei revoltado com isso. Preciso passar por um constrangimento desses sendo cliente de uma operadora de crédito desse porte e que jamais me disse que teria restrições em certo tipo de serviços? Afinal, o mundo financeiro não foi globalizado? Todos pagamos generosas taxas anuais para ter esses cartões e merecemos o mínimo: a entrega dos serviços e dos benefícios prometidos. Isso é uma obrigação ética e corporativa da empresa, ou deveria ser.
Essa briga entre o Bradesco e a Amex internacional prejudica milhares de clientes e deixa estrangeiros que visitam nosso país sem confortos aos quais eles tem direitos que deveriam ser respeitados.
Deixo aqui minha solidariedade aos clientes estrangeiros da Amex sem-sala. Se a Amex não resolver essa vergonha ainda há outras soluções, a Diners também promete essas mordomias. Espero que cumpra melhor que a Amex.

Nenhum comentário: