sexta-feira, 26 de março de 2010

Agência Abreu - 170 anos de história


Pela primeira vez é publicada, no mundo, a história da Agência Abreu, uma das mais antigas agências de viagem do planeta. Em minha recente viagem a Portugal, encontrei com Artur Abreu, (gestor da empresa e membro da sexta geração da família) que, além de sua costumeira hospitalidade, também ofereceu-me um exemplar do livro acima reproduzido. Por ter participado ativamente dessa história, no Brasil e nos Estados Unidos, fiquei bastante sensibilizado ao receber um dos primeiros volumes dessa obra, das mãos da alta gestão e em Portugal. Foi muito significativo.

Trabalhei na Abreu de 1979 a 1987, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e, a partir de 1984 em Campinas, onde fui colega de William Périco (hoje presidente da Aviesp) e de Luciano Fracalanza (ex-gerente da Abreu Campinas, aposentado). Atuei como emissor e guia internacional, conheci o Brasil e boa parte do mundo e ali obtive os sólidos fundamentos da gestão e operação do turismo. Quando fiz a faculdade estranhava que a literatura só citasse a inglesa Thomas Cook como pioneira na área (1841) e ignorasse completamente a Abreu, que tinha como slogan a frase Desde 1840. Realmente ao longo de minha vida na Abreu a única referência que vi sobre a história da empresa era uma folha datilografada com alguns dados de nomes e datas, algo doméstico esem valor para pesquisa. Por outro lado, a história da Thomas Cook foi amplamente documentada e analisada (BRANDON, Piers 1992. Thomas Cook: 150 years of popular travel. London: SeckerWarburg; WITHEY, Lynne 1997. Grand Tours and Cook´s Tours.New York: William Morrow and Co.; WILLIAMSON, Andrew 1998. The golden age of travel. United Kingdom: Thomas Cook Publishing). Faltava para a Abreu uma sistematização metodológica analítica de sua história e a consequente publicação do material pesquisado, com chancela acadêmica para garantir fidelidade aos fatos. Faltava, porque agora (março 2010), em Lisboa, recebi das mãos de Artur Abreu o livro A emigração portuguesa para o Brasil e as origens da Agência Abreu (1840), de Fernando Souza e equipe (Porto: Fronteira do Caos Editores e CEPESE, 2009). A equipe de pesquisadores é do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE) e Fernando Souza é professor catedrático da Universidade do Porto e da Universidade Lusíada do Porto.

Nessse blog apresento de forma inédita, no Brasil, as principais conclusões do trabalho que, por sinal, é bem agradável de se ler:

As origens da Agência Abreu encontram-se indissociavelmente ligadas ao Brasil, muito especialmente à emigração que do norte de Portugal se desenvolveu na primeira metade do século XIX, com destino àquele país.” (pág. 11). O texto deixa claro que até a publicação do livro não existia qualquer estudo, mesmo sumário, sobre a empresa devido à dificuldade de não existir arquivos documentais sobre sua atividade no século XIX (pág. 14). O fundador, Bernardo Luís Vieira de Abreu (1801-1878), emigrou para a Bahia aos 18 anos de idade (provavelmente em 1819) e regressou ao Porto, já casado e com filhos, em 1838, com capital e conhecimento para estabelecer-se como comerciante, intimamente ligado aos negócios com a Bahia e o Rio de Janeiro devido aos seus conhecimentos do Brasil. Os documentos oficiais referem-se à empresa como agência de viagens apenas em 1948, mas “a Agência Abreu, enquanto continuadora direta de agentes de viagens que se sucederam ininterruptamente no tempo, sempre pertencentes à família Abreu (hoje na sexta geração), remonta, segundo a tradição e de acordo com fontes históricas da segunda etade do século XIX, a 1840”. (pág. 51). Bernardo Abreu provavelmente regressou a Portugal devido aos conflitos provocados pelos levantes populares após a independência do Brasil (1822), como a Sabinada, na Bahia, em novembro de 1937, que causou mortes e prejuízos aos portugueses radicados em Salvador. Bernardo estabeleceu-se no Porto e aproveitou a onda de inovações tecnológicas (ferrovias, navios a vapor) e as ondas migratórias para o Brasil, em razão das condições limitadas de trabalho na Europa e do crescimento da população não apenas em Portugal continental, mas também nas ilhas de Açores e Madeira.

Ao morrer, Bernardo era dono de uma pequena fortuna, como consta em seu testamento, e foi sucedido pelo seu filho Daniel Luís Vieira de Abreu, nascido em 1842, que deu novo impulso à empresa fundada por seu pai e aproveitando a expansão da emigração portuguesa a partir de 1880.

Com esse livro a história da Agência Abreu finalmente adquire o merecido estatuto acadêmico e insere-se formalmente na história do turismo internacional como uma das pioneiras no setor. O livro traz a reprodução de 47 documentos referentes à emigração portuguesa para o Brasil, onze documentos específicos sobre Bernardo Abreu e sua família, cronologia da Agência Abreu e de Portugal, além das fontes e bibliografia minuciosamente citadas. Mas o trabalho não acabou, a mesma equipe prepara a História da Agência Abreu, que deverá ser publicada em 2010 ou 2011.

Aos 170 anos de idade a empresa traz à luz sua história e o interessante contexto internacional luso-brasileiro que marcou seu nascimento e algumas de suas décadas mais estimulantes. Agora aguardemos a segunda parte da pesquisa que ampliará o conhecimento sobre a empresa, seus personagens e feitos.




Um comentário:

Turismo a Mostra disse...

Nossa! Que bom saber desse livro! Agora as coisas estão mais claras.
Essa semana comecei a ler o livro: Turismo. Modernidade. Globalização, organizado por Adyr Rodrigues (cujo primeiro capítulo é de sua atoria) e encontrei nas suas primeiras páginas a afirmação do surgimento da Agência Abreu antes da primeira excursão de Thomas Cook.
Foi uma surpresa pra mim, pois nunca tinha lido nada sobre isso, nem os professores haviam comentado nada do tipo. Agora com o seu post tenho informações mais claras.
=D