terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Senac São Paulo - 20 anos de hotelaria superior

O Senac São Paulo está em festa comemorando vinte anos da implantação do curso superior de Hotelaria. Na época surgiu o Tecnólogo em Hotelaria e alguns anos depois o Bacharel em Hotelaria, que recentemente conquistou cinco estrelas no Guia do Estudante 2009.


A festa vai de 8 a 18 de dezembro no Centro Universitário Senac. Há uma exposição na biblioteca (já fiz postagem sobre ela), das 07h30 às 22h00. Entrada gratuita. É uma exposição com fotos, documentos e peças dos descolados hotéis-escola do Senac (Grande Hotel Campos do Jordão e Grande Hotel São Pedro).

No dia 7 de dezembro houve pela manhã e à noite um encontro com ex-alunos que relataram suas experiências acadêmicas e profissionais. Pela manhã fui convidado para a fala final e entregar duas homenagens a funcionários que muito representam para a instituição. Fiz parte dessa história. Durante dez anos (1995-2004) fui coordenador educacional do Grande Hotel São Pedro, Gerente Corporativo da área de turismo e hotelaria e depois assessor educacional do Senac-SP. Boas lembranças de uma equipe altamente qualificada e articulada.

Uma parte do acervo ficou no salão do Centro de Convenções onde foram realizados os eventos no dia 7. Alunos, professores, funcionários e convidados compareceram para celebrar a história do curso e suas perspectivas para o futuro.

Flávia, Victor Hugo, Graziela e Ronaldo Barreto, todos da Hotelaria do Senac. Ronaldo é um veterano da área de Gastronomia e foi um dos homenageados da manhã.

Essas estatuetas representam o mensageiro, o garçom, o cozinheiro e a camareira, em uma visão antiga da área de hotelaria e pertence ao acervo dos hotéis.

Fernando e Renata, outra homenageada na manhã de segunda-feira.

A biblioteca separou uma série de livros e revistas especializados em turismo, hotelaria e gastronomia. Parte do acervo foi publicado pela própria editora Senac-SP, uma pioneira na área com livros de altíssima qualidade formal e de conteúdo.

Outras editoras participam: Aleph, Papirus, Manole...

Os hotéis foram criados na década de 1940 e eram hotéis-cassino.

Fotos das primeiras turmas do Tecnólogo de Hotelaria.

Cardápio do Grande Hotel Campos de Jordão com pratos típicos de 1977: salada grega; canja; arroz a moda de Braga; filé a parmeggiana; arroz, feijão e salada; morangos com chantilly e café.

E finalmente as cinco estrelas do Guia do Estudante, muito merecidas e demonstradas.

Serviço:

Evento - 20 anos de História: conte a sua
Data: de 3 a 18/12
Horário: das 07h30 às 22h00
Local: biblioteca do Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro - Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - São Paulo
Entrada: Gratuita

2 comentários:

Zé Roberto disse...

Trigo,
Parabéns ao Curso de Hotelaria do Senac. Tive o previlégio de fazer o Curso e aprendi muito, principalmente no estágio feito em Águas de São Pedro
zeroberto yasoshima

Victor Hugo Costa disse...

Olá Trigo,

Também fiz uma postagem no meu blog, contando brevemente minha história com o Senac SP.
Depois dê uma olhada... postei uma foto da minha banca do TCC em 2004 - você está na foto!

Um abraço