sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Centro Universitário Senac - a biblioteca


Eu escrevi a duas postagens atrás sobre as bibliotecas acadêmicas decentes do país e comentei sobre o campus do Senac, em Santo Amaro, São Paulo.

É um campus novo (seis anos), com cursos descolados como design, gastronomia, moda, hotelaria, administração...

... instalado em uma área de 120 mil metros quadrados, perto do SP Market, na zona sul de São Paulo. O entorno do campus passa por uma fase de investimentos imobiliários que está transformando a região em um novo eixo de desenvolvimento da cidade.

O campus possui duas imensas unidades acadêmicas, o prédio da reitoria e administração, um complexo esportivo, um edifício só para gastronomia e o prédio da biblioteca, com seis mil meros quadrados (quase o mesmo tamanho da biblioteca do Positivo (Curitiba).

O Senac sempre priorizou os acervos de suas bibliotecas dos antigos Centros de Educação específicos (fotografia, saúde, meio ambiente, design, gestão, moda, gastronomia, turismo e hotelaria...) agora reunidos no Centro Universitário Senac.

O acervo é imenso, atualizado e em quantidade suficiente para atender à pesquisa e ao estudo.

A área de moda possui espaços especiais para tecidos, roupas, acessórios e os caríssimos periódicos especializados.

O acervo compreende o mundo dos livros convencionais...

... os laboratórios de informática...

... espaços lúdicos e tematizados...

... salões monumentais com obras de arte que valorizam o conjunto.

Tanto as instalações quanto os acervos são inclusivos e acessíveis a todas as pessoas.

Tanto a biblioteca do Positivo de Curitiba quanto a do Senac São Paulo são exemplos de instituições que realmente valorizam o conhecimento e o aprendizado, construíram belos campi, investiram em paisagismo, decoração, equipamentos, laboratórios e estruturaram bibliotecas em prédios especialmente destinados a esse propósito. Os modernos templos do conhecimento são evidências explícitas que mostram quais instituições realmente se interessam pelo saber, pesquisa e aprendizado.

Um comentário:

Unknown disse...

Maravilha!!!!!!!!
Espero que os alunos aproveitem bem tudo isso!!!