quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Itaici - o paraíso sustentável

A sustentabilidade é possível desde que se tenha vontade política, planejamento adequado e execução cuidadosa e constante. Um exemplo de espaço altamente aproveitado e ao mesmo tempo ecologicamente correto é o Mosteiro de Itaici, localizado em um bairro de Indaiatuba (perto de Campinas), interior de São Paulo.

O Mosteiro jesuíta tem quase 60 anos, foi construído em uma fazenda, hoje serve de lugar para cursos e retiros, possui produção para consumo próprio de aves, leite e frutas e um meio ambiente magnificamente preservado.

As maritacas sentem-se em casa, trepando pelos canos e fios da saltas paredes do mosteiro...

... andando pelos telhados...
... ou aninhando-se nas calhas para namorar sob o sol generoso...

... enquanto os humanos relaxam e pensam sobre seus temores, amores, mistérios e sonhos. Há bem-te-vis, maritacas, sanhaços, joão-de-barro e todo tipo de pássaros. Tem até tucanos, mas não consegui fotografá-los.

Esse corredor tem vários vasos com plantas, junto à parede...

... e no último vaso uma mamãe colocou e chocou seus ovos em um ninho, acomodado entre as folhas da planta no vaso. Isso é sentir-se em casa, até mesmo nos espaços intensamente usados pelos humanos. Acima estão os filhotinhos, ainda implumes e cegos, esperando a mãe no ninho do vaso.

Há técnicas eficazes para incrementar a sustentabilidade. Toda água quente vem da energia solar, dos painéis instalados nos amplos telhados...

... que aquecem a água e a enviam para os reservatórios, no solo. A água vem de poços artesianos e é potável em todas as torneiras da casa. As lâmpadas são de baixo consumo e existe uma racionalização no uso dos recursos para manutenção do complexo.

Estufas, canteiros e manejo e enxerto de mudas possibilitam manter o verde e as flores nos jardins, vasos e bosques de Itaici.

A paz não é apenas espiritual e nem está reservada somente aos seres humanos.

A natureza recebe sua parcela de bonança e respeito, como deve ser e está previsto em todas as filosofia e religiões que entendem ser o humano uma criatura inserida no contexto maior da natureza.

O manejo das plantas acontece nas estufas...

... e nos próprios jardins...
... de maneira atenciosa e competente.

O paraíso depende de uma interação delicada entre natureza e cultura.

O desfrute do lugar faz-se com uma lógica de preservação, com uma proposta de contemplação ...

... e com uma sensação de paz com o meio que nos cerca, nos protege e permite uma vida mais plena e satisfatória.

O complexo de Itaici não é aberto à visitação. É uma casa da Igreja Católica, administrada pelos jesuítas, para retiros e cursos que podem ser previamente agendados: www.itaici.org.br

Um comentário:

Eliana Belo disse...

Belíssimas imagens de nossa querida Itaici!

[ ]s,
Eliana Belo
www.historiadeindaiatuba.blogspot.com