domingo, 13 de setembro de 2009

VI Seminário ANPTUR - São Paulo, SP


Em 2002, em Balneário Camboriú (SC), um grupo de 2o professores formava a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, para reunir a comunidade científica e promover os mestrados e a pesquisa em turismo e hotelaria no Brasil. A sexta edição do evento aconteceu de 9 a 11 de setembro de 2009, na Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo (campus Casa do Ator, Santo Amaro).

O evento reuniu cerca de 300 pessoas, de 113 instituições de ensino superior, que apresentaram 198 papers em 25 grupos de trabalho (GTs), coordenados por 24 professores doutores. Houve ainda cinco oficinas, reuniões e lançamentos de livros.


A primeira foto é uma homenagem a Jost Krippendorf. Pesquisador suiço, falecido em 2003, aos 64 anos de idade. Conhecido por vários brasileiros, esteve no país algumas vezes dando palestras, dividindo seu conhecimento e simpatia conosco. A editora Aleph publicou a edição comemorativa de um de seus textos mais famosos: Socologia do Turismo. Uma edição com fotos, comentários e os primeiros prefácios, um trabalho editorial primoroso que demonstra o respeito e o carinho da comunidade científica brasileira para com Krippendorf.

No plenário do primeiro dia de atividades, a turma da Univali-SC, feliz com o sucesso de um evento que passou por Santa Catarina, cresceu no Rio Grande do Sul e continua a se desenvolver em terras paulistas.

O evento possui, no segundo dia, espaço para apresentação de trabalhos e discussões sobre os resultados, métodos, fontes e estilos de pesquisa.

A profa. Mirian Rejowski (aposentada da USP e atualmente na Universidade Anhembi-Morumbi) foi a presidente da ANPTUR até este evento. Graças a ela e sua equipe foi estruturada, ao nível nacional, uma instituição que representa a maturidade das pesquisas em viagens, turismo e hospitalidade no Brasil. A comunidade cientifica reconhece e agradece o significado e importância da gestão da Profa. Mirian no estágio inicial da Anptur.

Velhos amigos e amigas: Mirian (UAM), Reinaldo, Karina Solha, Benny Kramer, Luiz Trigo (USP) e Rosana (UFRN).

Alunos e alunas da UAM participaram nas atividades de apoio do evento...

... que, como sempre, foi muito bem organizado pela UAM, uma das referências em cursos de hospitalidade, turismo e gastronomia no país.


O mercado editorial em turismo continua forte, mas altamente seletivo. Cerca de oito títulos foram lançados em 2009, todos fruto de pesquisas e projetos realizados no Brasil e no exterior.

Ana Paula (UFF), Yolanda (Univali-SC) e Mariana Aldrigui (USP) às risadas (as usual), esperando a cerimônia de encerramento.

Dario Paixão (Univ. Positivo, PR) e João dos Santos Filho (UEM, PR) falam das coisas do Paraná, do sul e das coisas do mundo. João é um dos caras que eu respeito pela história e pela luta das coisas boas que a sociedade merece, além de ser um bom interlocutor das discussões da área.

O brunch no primeiro dia foi no atrium lobby de um dos modernos prédios do campus da UAM foi ... iridiscente..

O buffet estava delicioso e exuberante, como bem demonstra o prato feito pela Ana Paula (UFF).

Jovens autores: Flávio Nascimento mostra seu livro Cineturismo (Ed. Aleph) e Alexandre Panosso Netto mostra nosso livro Cenários do Turismo Brasileiro (Ed. Aleph). We are so proud about that!

Luiz Octávio, uma das maiores referências do lazer nacional, muito à vontade nos corredores animados do evento.

José Gandara e Miguel Bahl (UFPR), Marília Ansarah (UNIP), Dóris Ruschmann (USP/Univali) e Dario Paixao (Positivo). Aliás, a UFPR e a Universidade Positivo estão organizando o próximo evento importante da área, o Seminário Internacional de Turismo (SIT), nos dias 6 e 7 de novembro, em Curitiba.

A nova gestão da Anptur: a vice-presidente Dóris Ruschmann (USP/Univali-SC) e a presidente Elizabeth Wada (UAM). Ambas possuem grande conhecimento e experiência e sucedem à Mirian Rejowski e Susana Gastal (UCS).

No final houve a entrega dos três prêmios Tese Destaque Anptur e o Pesquisador Destaque Anptur 2009 que ficou com a profa. Luzia Neide Coriolano, da Universidade Estadual do Ceará. Mirian entregou o troféu e Luzia fez um discurso tomado pela surpresa e pela emoção, mas com sensibilidade e bom humor. Os que já foram homenageados são os pesquisadores : Wilson Rabhay, Margarita Barretto e Luzia Neide Coriolano.

Luzia Neide já colocou no orkut sua satisfação e sentimentos com a indicação que demonstra o quanto o país respeita as pessoas competentes e corajosas que falam com argumentos o que precisa ser feito para melhorar o turismo brasileiro e denuncia o que ainda é fruto do atraso, da exploração e da falta de planejamento responsável. Estarei novamente com Luzia Neide no SESC Consolação, no dia 23 de setembro, às 19h00, quando ela falará sobre turismo e cultura. Será um evento organizado pelo SESC, com apoio da EACH-USP, para comemorar do dia do turismo. O SESC Consolação fica na rua Dr. Vila Nova, perto do Mackenzie, quase esquina com rua Maria Antonia. A entrada é gratuita e todos estão convidados.

Parabéns à equipe da Anptur e UAM pela organização do VI Anptur. A comunidade cientifica reconhece e festeja.

2 comentários:

Prof. Dr. Aristides Faria disse...

Prof,

Realmente, o evento foi bacana! E seu olhar é sempre bastante simpático e enriquecedor!

Grande abraço!
Aristides

Thaís Funciia disse...

Prof Trigo
voce efetivamente fez uma bela colocacao de quao hospitaleiro foi o evento!
Thaís