sábado, 11 de julho de 2009

China - a bad experience in the border

Uma viagem precisa ser bem planejada. Qualquer deslize pode causar problemas e aborrecimentos. Mas nada que nao se apague com boas risadas e comentarios sinceros a respeito.

Se eu tivesse viajado na turbina nao teria me aporrinhado tanto quanto o povo da imigracao chinesa nos torturou, de maneira amadora e patetica.


Voamos nessa coisa, um Boeing 777 da China Southern, entupido de gente e com comida ruim. Saimos de Amsterdam para Guagngzhou, com escala em Beijing. Mediram nossa temperatura com um instrumento eletronico para evitar a gripe suina. Ate ai, tudo bem. Ja em Beijing a imigracao nos encheu a paciencia, pois os estrangeiros que fazem conexao na China, com destino a outros paises, sao sistematicamente incomodados. Entao porque fui pela China? Pergunte ao meu agente de viagens, que sera barbaramente assassinado assim que eu voltar ao Brasil...

Chegamos em Guangzhou. Note que fizemos a imigracao em Beijing, mas mesmo assim os que embarcaram em Amsterdam foram segregados para sofrer a turtura da incompetencia e burocracia chinesa. Nos Estados Unidos, por exemplo, faz-se a imigracao no primeiro aeroporto e depois mais nada. Mas na China...


Aeroporto de Guangzhou. Lindo, moderno e falsamente descolado. Pena que nao pudemos desfrutar. Essa ditadura de boutique resolveu aporrinhar dois brasileiros. E conseguiu.

Entre a chegada ao aeroporto e essa hora, quando finalmente conseguimos embarcar na Vietnam Airlines para nosso destino final em Hanoi, passaram-se tres horas de puro preconceito e estupidez contra meu colega da USP (o Edmur Stoppa) e eu. O tempo de procedimentos deveria ser de meia hora. No maximo.
O fato de termos embarcado em Amsterdam, com passaportes brasileiros, indo para outro pais nos valeu:
- cachorros farejaram nossos corpos e a bagagem;
- varias pessoas nos interrogaram, sempre com uma mescla de ironia e estupidez;
- revistaram TODA nossa bagagem, jogamos a tralha nas esteiras e depois, obvio, tivemos que recolher;
- nos fizeram tirar os tenis para passa-los no raio-X;
- nos escanearam cuidadosamente numa dessas maquinas novas e bacanas;
- tivemos que assinar um documento autorizando revista pessoal devido ao fato de o Governo da Republica Popular da China desconfiar que levavamos algo suspeito (conforme estava escrito). Como concordamos imediatamente, nao nos revistaram;
- propositalmente nos mantiveram retidos ate o ultimo momento para embarque a Hanoi;
- de nada adiantou mostrar visto do Vietnam, cartoes de credito, identidade da Universidade, minha pasta com TODAS as reservas de voos e hoteis confirmados e termos respondido satisfatoriamente as perguntas imbecis que fizeram. Note que ja passei por seguranca estrita e dura nos Estados Unidos, Reino Unido, fronteira terrestre do Libano e Siria e Israel. Nunca foi algo tao patetico e absurdo como a burocracia chinesa.
Dai nos liberaram. Um dos funcionarios nos levou, com cara de tonto, ate a Vietnam Airlines. Fomos os ultimos a fazer o check in. Ficou claro que era uma atitude gratuita e arbitraria por parte do staff de imigracao do aeroporto.
Se for para a Asia, jamais faca conexao na China. A nao ser que deseje passar por experiencias relatadas apenas nos livros de absurdos e besteiras turisticas do planeta. Ou a nao ser que seja por Hong Kong que, apesar de ser China, esta livre da burocracia ressentida e recalcada do continente.
Tive que beber mais cerveja na chegada para esquecer as bobagens dos pobres diabos da nova super-potencia com complexo de inferioridade. Eles deveriam aprender com os vietnamitas como tratar turistas...

2 comentários:

Andréa disse...

Apesar de ter adorado o detalhamento do relato, tô passada.

Continue mandando informações pois estou curtindo a viagem com você.

beijos!!

kleber disse...

Olá, professor... o post sobre o Vietnam está muito bom!

Ainda, quero saber como a China se tornou uma potência mundial?

Abraços