segunda-feira, 1 de junho de 2009

O que um teólogo pensa sobre nosso tempo?

Ao final da primeira década, o novo século XXI mostrou muitas crises, atentados e guerras, ao lado de constantes inovações tecnológicas. Ao longo de 2009/2010 perguntarei a várias pessoas o que pensam sobre o nosso tempo.

Comecei com o teólogo Carlos Contieri, um padre jesuíta que fez doutorado na Universidade de Louvain (Bélgica) e estudou um ano em Jerusalém (Israel).

Conversei com ele na paz de Itaici (interior de SP), um mosteiro jesuíta onde há cursos e retiros para leigos e religiosos.

Para ele a realidade atual é bastante complexa. Vivemos em um tempo onde o indivíduo se fecha sobre si mesmo. Os modelos de desenvolvimento atuais tendem a deixar pessoas, grupos e países voltados sobre si mesmos.

A solidariedade é meramente ocasional (por ocasião de desastres naturais ou eventos isolados) e pontual, não se configurando como prática comum. Para o Pe. Contieri o ser humano, em geral, não conta a não ser como bem monetário, tanto que os países pobres que nada podem oferecer como recursos naturais ou tecnológicos, também nada recebem dos países ricos. 

Pe. Contieri tem dado cursos sobre teologia centrados nos textos bíblicos (Apocalipse, Lucas, Paulo) e pode ser encontrado no Páteo do Colégio, em São Paulo, onde celebra diariamente às 12h00 nos dias de semana e às 10h00 aos domingos. 

Para consultar sobre cursos em Itaici:  www.itaici.org.br 

Nenhum comentário: