segunda-feira, 2 de março de 2009

Vanira Godoi Andrade - 70 anos


Domingo foi dia de festa no interior. Minha prima, Vanira, fez 70 anos. Ela mora em Campinas mas a festa foi em Itu. 

Foi uma tarde bucólica e quente. Depois do almoço no Rancho da Picanha (recomendo) fomos para a casa do Celso morgar, beber mais e devorar o bolo. A foto acima é parte do jardim da casa que está sendo estruturado. 

Aqui está Vanira, sorridente e feliz com sua gente. Criou 3 filhos, tem 6 netos e 3 bisnetos. Ajudou inúmeras pessoas da família, ajudou a criar algumas crianças, cozinha maravilhosamente e o bolo da festa foi feito por ela. Impossível outra escolha. Ela é filha do irmão do meu avô materno, mas é como se fosse minha mãe. 

Parte da família no restaurante. Faltaram umas doze pessoas porque moram em outras cidades ou estavam atoladas em outras coisas da vida. Em primeiro plano Raquel (à esquerda) e Carolina, filhas do Valter. 

Vanira com seu irmão, Valter. Dos quatro irmãos (Dalva, Wadir, Vanira e Valter) só eles ficaram. 

Pedro e Beto, alguns dos muitos primos e agregados. As crianças menores que aparecem são filhos do Beto. 

A Cris, Isabela (uma de minhas afilhadas) e Celso, seu pai, meu compadre e amigo. 

Valter e eu. Ele era um dos sobrinhos queridos do meu avô Juvenal (irmão do pai dele).  Meu avô morreu quando eu tinha cinco anos de idade, então as histórias são contadas pela geração anterior que preserva a história oral. Agora com a história digital fica mais fácil.

Pedro e Sara, filhos do Beto e da Carina, em um momento puro e sublime de mútuo reconhecimento em meio à natureza e a cultura.

O primeiro pedaço do bolo (damasco, chantilly) foi para  irmão queridão.

O dono da casa, Celso, abrindo os espumantes. Ele ainda controlou a música, outras bebidas e a seção de entretenimento neural.

Várias gerações de primos: Rafael, Celso, eu, Daniel e Valter. Rafael, Daniel,  Carolina e Raquel (que não aparecem nesta foto por machismo intolerante) são filhos do Valter. Celso é filho da Vanira. 

João brincando com as crianças. Carina ao fundo. Estão em boas mãos, ele é pediatra. 

Daniel, Rafael, João, Carolina e Cris sob a goiabeira que é o xodó da casa. Os 3 cães estavam fora para não tumultuar a reunião. 

Carina e Carolina sob a goiabeira numa idílica tarde de verão conversando sobre a vida (alheia). 

Nesta foto pseudo-existencialista, com toques de soap opera latina, Carina e Rafael estuporam sob o calor nas sombras da goiabeira. 

Beto e Rafael irmanados pelo banho vespertino no quintal, no velho estilo country de verão. 

Assim foi a tarde de domingo, com tranquilidade, muita cerveja, espumante, água e refri, conversas agradáveis e lembranças dos que já se foram contrabalançadas pela esperança das novas gerações e pelos nossos próprios projetos em andamento e nossas histórias de vida que são mais ricas justamente por causa da família que nos criou e aturou.

6 comentários:

Daniel Godoi disse...

Foi muito bom. Fotos excelentes. Perdeu quem não pode ir. Parabéns mais uma vez pelo blog. Abs

Unknown disse...

Gostei muito de rever essa turma toda super animada!!Saudades!!
Maria Clara

Jesus é o caminho disse...

Nossa que lindas que ficaram! :)
Muitas saudades desse pessoal!
Beeeijos a todos!
E Vanira, q Deus lhe abençoee sempre!!!

Bjuus...
Jéssica, Paulo, Ana e Bruna!

Alessandra Godoi disse...

DAQUI GABRIEL GODOI...
querida tia..... as fotos estão ótimas! Nunca pensei que estaria ausente numa comemoração destas... faltou um violãozinho ai, coisa que na casa dela nunca faltou....
abraços e beijos para todos.
Luiz valeu a lembrança!

Maria Aline disse...

Que pena que não deu pra ir...
Mas as fotos ficaram ótimas!
Beijãozão Lu!

Anônimo disse...

Que pena que não pude ir tambem,mas ficaram lindas as fotos especialmente a do Beto com o Rafa hauhuahuha brincadeira,bjus love u.!! don´t forget this! ;)