terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Lejano Sur - Final

Fotos: Luiz GG Trigo

O regresso foi em dois dias: Punta Arenas/Santiago, na noite de 15 JAN, com a LAN; e o voo de Santiago/São Paulo, no dia 16, com a TAM. O primeiro trecho foi bem agitado.

Essa foto foi tirada de dentro do aeroporto de Punta Arenas, às 22h30. Note que o avião não está posicionado junto à passarela telescópica (finger) de acesso. O motivo era o forte vento que assolava a área.
O voo atrasou uma hora. Estava previsto para 23h00 e decolou à meia-noite, por causa dos ventos que sacudiam a aeronave no solo.


O embarque foi feito pelo páteo, em meio aos fortes ventos gelados. Tivemos que tirar óculos, bonés, chapeús e qualquer objeto que pudesse ser arrancado pelo vento. Sentamos e esperamos quase uma hora para partir. O avião estava com 100% de ocupação e em pleno voo um passageiro passou super mal o que causou uma pequena agitação a bordo. Chegamos às 03h00 em Santiago.

No dia seguinte fui para o aeroporto para o embarque final. Estava uma festa no embarque da TAM porque uma turma de jovens regressava vitoriosa. São garotas e garotos de Curitiba, do time de voleibol do Círculo Militar do Paraná.



Trouxeram de volta troféus pelas suas vitórias e, segundo me comentaram, ótimas impressões do país que os hospedou.


Claro que voltar vitorioso ajuda a moral de qualquer pessoa que gosta das boas coisas da vida.

Para quem gosta de artesanato um bom endereço é El pueblito de los Dominicos, uma grande vila onde dezenas de lojas vendem artefatos de todos os tipos e materiais. No aeroporto, depois do check in, o destaque a lojinha Roncaly.

Cores suaves, formas bem feitas e design que mescla influências populares e técnicas profissionais de confecção artasanal contemporânea, marcam os produtos da loja.

Alto astral nas compras. Há também bichos de pelúcia regionais (pinguins, morsas, leões-marinhos, guanacos...), vinhos, roupas, badulaques e os indefectíveis souvenirs estereotipados de aeroportos e rodoviárias.

O orgulho da TAM:

O Boeing 777 novinho e imenso. Super confortável, amplo e lindo, mas os equipamentos eletrônicos de entretenimento individual a bordo enchem muito a paciência porque vivem dando pau.

Aproveitei uma promoção especial de up grade para a classe executiva - cool. Inclusive a comida e os vinhos surpreenderam muito favoravelmente.

Self portrait staring the sky...

Os Andes, espinha dorsal do continente, berço de culturas míticas, teto latino, ninho de condores...

Go east!


O céu de São Paulo, visto na chegada.

Home, gourgeous home.

Aterrisando em Guarulhos. Os prédios, bem ao centro, são do campus da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP).

Um comentário:

Unknown disse...

Revendo tudo ainda parece mais lindo ainda!!!Já haviamos acessado em Punta Arenas, mas agora está mais completo!!Parabéns, o Thiago e o Bruno tb adoraram vou indicar seu blog!Rosilene