sexta-feira, 14 de novembro de 2008

X ENAREL - Parte 2

O X Encontro Nacional de Recreação e Lazer foi um momento importante de reunião e troca de ideias sobre as diversas facetas da área. Luiz Octávio de Lima Camargo falou sobre a necessidade da flexiblidade na gestão do lazer e a importância das relações afetivas que marcam as trocas cotidianas, baseado no conceito da dádiva, do antropólogo Marcel Mauss.
Entre os convidados do exterior, na manhã de sexta-feira aconteceu a conferência de Derek Casey (na foto abaixo), à qual tive a honra de mediar. Casey disse que lazer é uma escolha e que há pessoas que não podem fazê-la (os mais pobres, alguns idosos etc.). Portanto a inclusão, a democratização, a justiça social e um planejamento efetivo são importantes. Concentrou sua atenção em três instâncias: comunidade, turismo e eventos (especialmente esportivos). Sua fala sobre as relações entre lazer e turismo foi fundamental e Casey sempre inseriu o lazer na vertente sociedade/futuro, defendendo um planejamento coerente, profissional e responsável para evitar as mazelas provocada por interesses espúrios ou mal focados. Penso que sua análise do conjunto de áreas articuladas como lazer, turismo, esportes, eventos, entretenimento, cultura e hospitalidade representam a maturidade do pensamento estratégico na área. Casey é escocês e, entre outras atividades, é o presidente da World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), ligada às Nações Unidas.

Abaixo, da esquerda para a direita: Derek Casey, Ricardo Uvinha (EACH-USP e coordenador técnico-cientifico do ENAREL), Luiz Trigo (EACH-USP), André Thibault (Canadá) e Luiz Octávio Camargo (EACH-USP e SENAC-SP).


Parte da equipe de alunos(as) que ajudaram na organização e operação do ENAREL. Muitos são da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Antonio Carlos Bramante foi professor da Unicamp, aposentou-se e hoje é Secretário da Juventude de Sorocaba (SP) e professor da univerdidade de Sorocaba. Como o prefeito foi re-eleito, ele deve manter o posto de secretário.

Giuliano Pimentel, mestre e doutor em Educação Física pela Unicamp, é professor da Universidade Estadual de Maringá (PR) e membro do corpo editorial da revista Urutágua, da UEM.


Edinho Paraguaçu é um profissional de lazer altamente conceituado (seus cursos nas jornadas de Lazer e Turismo da EACH/USP são um sucesso) em todo o país, autor de um CD sobre brincadeiras e possuidor de um humor inabalável.

Outra parte da equipe que organizou e executou o Enarel. Aliás, a maior parte dos eventos direta ou indiretamente ligados à USP tem contato com o apoio, boa vontade e competência de nossos alunos e alunas.

Nenhum comentário: