quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os tesouros históricos da EMBRATUR

Antes do Ministério do Turismo existia a EMBRATUR, criada em 1966 e cuja sede ficou no Rio de Janeiro um tempão, até ser transferida para Brasília. Com a mudança, um monte de documentos veio de caminhão para Brasília e ficou jogado em um galpão, durante anos e anos. Um dia o pessoal do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB) ofereceu-se para recuperar, catalogar e armazenar todo o material. Por volta de 2002, as caixas com livros, folhetos, relatórios, cartazes, folders, filmes, slides e documentos em geral começaram a chegar no CET. Após um longo trabalho hoje já se pode observar os avanços feitos na recuperação e conservação da memória de parte do turismo oficial brasileiro. Abaixo vista parcial do CET, em Brasília.

O acervo foi cedido mediante comodato (empréstimo supervisionado). Teve que ser limpo, separado, catalogado e organizado de acordo com a cronologia e tipologia.

O acervo é bem grande, são 53.558 materiais bibliográficos distribuídos em:
Livros 8.773
Periódicos 1.921
Mapas 213
Slides 42.000
Fitas VHS 17
Discos Play 94
Filmes 288

Com a organização deste material a história do turismo oficial brasileiro, ao nível federal, está mais preservada e disponível a estudantes, pesquisadores e interessados em geral.


Olha aí os primeiros Anuários Estatísticos. Os mais recentes estão disponíveis na internet: www.turismo.gov.br

slides de quase todos os estados da federação. Para os mais novos, slides são fotogramas (veja na mão dele abaixo) para serem projetados (por um projetor...) em uma tela ou parede clara. Coisas do tempo pré recursos digitalizados.

Ainda há muito material para ser catalogado e oferecido para consulta pública. Os documentos recentes da Embratur também são encaminhados ao CET para serem processados e arquivados, garantindo um fluxo contínuo de organização da memória e história da instituição.

Agradecimentos ao pessoal da CET-UnB que me acompanhou na visita em 19/11/2008 e ofereceu todas as informações em uma visita monitorada.

Um comentário:

Fabio disse...

Uau Professor! Parabéns pela notícia realmente esses documentos são importantes para a história do Turismo!

Será defendido um TCC sobre a Imagem que a Embratur veiculou do Brasil aqui na ECA e acredito que a aluna no caso deva ter ido a brasília pesquisar nesses arquivos.