segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Diamantina, MG - As fotos

Diamantina possui muitos ângulos, um povo legal, música e cenários diversificados. Em suma, uma delícia. Abaixo a antiga vila de Biri-Biri, uma ex-tecelagem localizada próxima à Diamantina, hoje abandonada e aberta à visitação.

As namoradeiras são peças de artesanato local. A cidade transmite uma certa paixão e desejo. Ótimo lugar para perder-se nas malhas de Eros.

Parte da Estrada Real, antigo caminho feito pelos escravos no século 18 e que ia até Paraty ou Rio de Janeiro (há controvérsias). Por ali escoaram riquezas, sonhos e sangue.

A praça onde acontece, um sábado por mês, a Vesperata. às sextas-feiras há também as serenatas (nessa não teve porque choveu).


O casario local. A mineiridade colonial esparrama-se pelas colinas, por entre ruas de pedras irregulares, como são os desígnios humanos.


As torres da Catedral. O catolicismo encontrou seu lugar nas montanhas exuberantes de riquezas das Minas Geraes.


Casas com amplas janelas, portas altas e telhados solenes. Com o desfiladeiro de pedras ao fundo.


Minha palestra na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Promoção ABBTUR-MG, realização SENAC-MG e UFVJM. Platéia atenta, divertida e interativa.

Nossa mesa da Vesperata: Prof. Marcelo, Sérgio Martins (ABBTUR-MG), eu. Atrás: pessoal da Universidade e do Senac (Cristiano).

A palestra do Cristiano acabou numa farra da boa.

Eu, bem acompanhado da turma de turismólogos da UFVJM.




Nenhum comentário: