segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Cuiabá, MT - quente e decente


Para me recuperar dos ataques covardes (veja postagem anterior) fui dar uma palestra em Cuiabá, a convite da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi uma boa discussão com professores de outras instituições, membros do trade e o pessoal da casa, inclusive o xará, Prof. Luiz, doutor em Geografia, que adora a área e tem idéias bem interessantes sobre viagens e aventuras.


Vi coisas interessantes. O Museu do Morro da Caixa d´Água Velha é um barato. A antiga caixa enterrada no alto de um morro, foi totalmente revitalizada e virou um centro cultural. Lá estavam os trabalhos em cerâmica de Clínio Moura, um mestre da cultura popular cuiabana que faleceu recentemente com 80 anos de idade.


Vi o zoológico da universidade Federal, com umas onças lindas, pássaros, cobras e veados, todos animais regionais. Menos um leão de circo, abandonado, que está por lá enquanto o IBAMA não o transfere para outro lugar adequado. O bicho estava numa jaula pequena, triste... Vi também as harpias, um tipo de águias, imensas, lindas, que azaram o pantanal. As condições dos animais no zoo são ótimas, com espaços amplos, comida farta e cuidados profissionais dos professores e pesquisadores da UFMT.


O festival Calango estava no maior pique. É um festival de cultura alternativa, super-descolado, com música, teatro, artes em geral. Pena que não deu para assistir.


Almocei no restaurante Regionalíssimo, no antigo mercado, hoje um centro cultural bem agradável. Comida deliciosa, com coentro, pimenta, sabor delicioso e bem local.
Finalmente, à noite, fui ao Sesc Arsenal ouvir música e tomar uma bem gelada. O prédio era um antigo posto militar que o Sesc transformou em área de lazer com bilbioteca, esoaço para shows, salas de amostra artística e um bar bem montado, ao ar livre. A foto no topo é do SESC Arsenal. Fui bem acompanhado pelos colegas docentes de turismo do MT. Hot is cool.



Nenhum comentário: