domingo, 13 de julho de 2008

Água, conhecimento e o futuro



Lembra do filme 2001 - Uma odisséia no espaço (Stanley Kubrick, 1968)? Uma das cenas iniciais, sobre a pré-história do homem, é uma guerra entre primatas, na beira de um deserto, por uma fonte de água. Depois esses primatas evoluem e constroem estações espaciais etc. Mas o universo continua a ser um mistério.



O que o filme tem a ver com a série em quadrinhos (1990) do Frank Miller, intitulada Give me liberty? Além de serem ambas ficção, há um interessante paralelo sobre recursos naturais. A história passa-se em 2009, e conta a luta de grandes empresas multinacionais de hamburguer para destruir a Amazônia, enquanto tropas norte-americanas tentam reflorestar a região mandando efetivos para controlar o caos no Brasil. Você pode ler o resumo das histórias na wikipedia buscando Give me liberty no google.
Entre a pré-história e a ficção científica permanecem as lutas por recursos naturais, especialmente a água, mais fundamental para a vida do que a luz (há vida nas profundezas do oceano, mas não há vida nos desertos iluminados...).
Lembro disso ao ler e ver documentários sobre a água e a Amazônia.
Frank Miller (criador do Batman atual, muito mais dark e psico do que o original), assim como Neal Gaiman, prestam-se a desenhar sobre coisas estranhas mas fundamentadas em fatos e rumores. Entre medos, boatos e teorias da conspiração, resta-nos procurar o conhecimento para entender melhor o presente e preparar o futuro. Para que a realidade não acabe por superar a ficção.

Nenhum comentário: