quinta-feira, 27 de março de 2008

EIGTUR em Ouro Preto II - 27/03/2008

Quinta-feira nublada na cidade. Hoje pela manhã Luiz Moutinho deu uma palestra sobre pesquisa e tendências. Ele é português mas está na universidade de Glascow, Escócia. Fui seu aluno na PUC-Campinas (em 1980!) quando ele passou um mês no Brasil antes de ir para os EUA. Falou sobre neuromarketing, transumers etc. Indicou o site http://www.globalchanges.com/ e terminou dizendo que the future belongs to those who dare. Coisas super-novas e descoladas.
Está aqui a profa. Rosana Mazzaro, coordenadora do mestrado em Turismo da UFRN. É um programa que aende 10 ingressantes por ano e seu foco é Turismo, desenvolvimento e gestão. O site para consulta é www.ccsa.ufrn.br/ppgtur . Estudar em Natal, com uma equipe de ponta é o que há. Mensagem da Rosana: "O turismo precisa cada vez mais de cabeças pensantes. Vão à luta para que possamos intervir e mudar as realidades ainda desvirtuadas, sem virtude."
A professora Ângela Flecha, coordenadora do EIGTUR e docente da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), disse que esta é uma rara oportunidade de concentrar pesquisadores, professores e alunos do Brasil e do exterior em um encontro sobre Gestão e Turismo. É uma pena, segundo ela, que devido à falta de visão e espírito de cooperação estratégica, não houve o apoio local esperado. Eu digo que ainda existe na academia brasileira, algumas pessoas que vivem no passado rançoso e acabado de velhas ideologias podres (de direita e e de esquerda) e teimam em não ver o futuro que desponta. A academia tem que estar acima das disputas mesquinhas e pseudo-ideológicas e discutir em grande estilo, dentro da ética, do pluralismo e das convicções democráticas.
Até a próxima.

Nenhum comentário: