quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Global paths - Europa III: Uma catedral de sonhos

Hoje cedo fui rever uma das obras mais estranhas e belas do planeta, a Catedral da Sagrada Familia, em Barcelona. O edifício, com ares de artes alianígenas, entra no terceiro século de sua construçao. O diretor inicial do projeto foi Antoni Gaudí e as obras iniciaram-se em 1882. O prédio enfrentou crises financeiras, a Guerra Civil da Espanha (1936-1939), mudanças de governo e outros imprevistos mas lá está, sendo lentamente construído, na verdade montado e esculpido.
A primeira vez que o visitei, anos atrás, fiquei impressionado com a genialidade e heterodoxia de sua obra e sonhei com suas estruturas orgânicas e simbólicas. Um simbolismo que transcende o cristianismo erudito ou popular e se projeta no inconsciente do paganismo universal.
O templo ainda está inacabado. O dinheiro para as obras provém das entradas que os visitantes pagam (8 euros), do passeio de elevador até a torre (2 euros) e da loja de souvenirs. Claro que há ofertas e esmolas oferecidas por admiradores, mas a proposta do chamado "templo expiatório" é justamente tirar recursos dos pequenos donativos. A visita permite ver os técnicos e operários trabalhando, escavando e compondo o onírico edifício.
Hoje a igreja sofre uma nova ameaça. O projeto do trem de grande velocidade (AVE) que ligará (essa palavra em espanhol é bem sacana...) Madrid/Barcelona/Paris passa a pouquíssimos metros dos seus alicerces. Há um escritório de voluntárias fazendo um abaixo assinado para que mudem seu trajeto, pois máquinas pesadas deslizando perto das estruturas podem trazer consequencias imprevisíveis e danosas.
A Sagrada Família para mim possui um duplo significado. É ao mesmo tempo uma enciclopédia em pedra dos avanços que a arquitetura e a arte religiosa fizeram através dos milênios da nossa história e uma analogia com nossas vidas. Somos como a Catedral: incompletos e misteriosos. Cheios de símbolos mesclados com curvas, inscriçoes, esculturas, relevos e entalhes os mais variados possíveis. Espero sempre voltar a Barcelona para ver as obras da Catedral. Talvez eu morra antes dela ficar pronta. Mas se eu vê-la pronta, morrerei depois. O que importa é que ela seja permanentemente construída e ampliada e decorada e enfeitada. Um monumento dedicado ao futuro e à esperança.
A propósito, "ligar", em espanhol, é transar. Use sempre uma linha segura.

Nenhum comentário: