quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Global Paths - Europa I

Obs. Estou postando de Barcelona e o teclado nao tem acentos, portanto sorry.
Cheguei em Nice no domingo, dia 11. Tenho uma reuniao da Global Travel and Tourism Partnership dia 19, mas aproveitei os efriados para curtir uma semana pelos arredores. E que arredores... Aluguei um carro em Nice (Citroen C-4, com o qual estou me dando muito bem) e sai por ai. No domingo dormi em Aix-la-Provence e na segunda-feira visitei Marseille, bem rapidamente. Passei pela cidade medieval de Aguies Morts, um enclave do seculo XII em frente ao lado feio (meio pantanoso, esquisito) do Mediterraneo, mas cercada pelas belissimas vinicolas da regiao. O Mediterraneo e um mar limpido e cristalino no geral, estranhei a estrutura geografica dali, mas o cenario das terras compensa.
Depois dirigi ate a Espanha e ao entardecer comecei a percorrer as rotas dos Pirineus. Esfriou bem. A temperatura caiu de 16 para 1,5 grau centigrado, mas a natureza e o por do sol nas montanhas foram um espetaculo silencioso e existencial. Dormi em La Seu D´Urgell, uma pequena cidade nos Pirineus com um Parador, ao lado da antiga Catedral e seu conjunto historico. Os Paradores sao uma instituicao espanhola criada em 1928, pertencem ao estado mas possuem uma qualidade excepcional. Sao locais de hospedagem instalados em antigos mosteiros, castelos ou palacios, ou ainda em regioes de grande beleza natural e importancia turistica. Nesta epoca de baixa estacao custam uns 100 euros por apartamento (muito razoavel, na Europa) e o segredo de seu sucesso baseia-se na gastronomia, manutencao da propriedade e relevancia historica-turistica. Entre no www.parador.es e veja a rede de 75 estabelecimentos de alto nivel espalhados pelo pais.
Eu penso que o outono e uma das estacoes mais agradaveis para se visitar a Europa (a primavera e legal, mas o final do ano tem um lado especial). Andar pelas ruas mastigando uma castanha assada quentinha, sentindo o cheiro de lenha queimada das laeiras e o ar frio das pequenas cidades e memoravel.
Os Paradores sao realmente aconchegantes. Apesar de estar sozinho, meu jantar em La Seu D´Urgell foi memoravel: vinho tinto, pao com azeite virgem, uma merluza suave e saborosa e doces caseiros respeitaveis. Claro que o atendimento ajudou. Uma senhora experiente e profissional me serviu de maneira correta e atenciosa.
No dia seguinte fui para Andorra (um Paraguai da vida, como um amigo de turismo bem disse) e depois desci para Barcelona em uma auto-estrada de boa qualidade, apesar de ser pista unica.
Conto mais a seguir.

Nenhum comentário: